13 SET 2013
Meio ambiente levado a sério

Secretaria Municipal de Meio Ambiente promove ações de coleta seletiva e destinação de lixo eletrônico

A Secretaria de Meio Ambiente de Sertãozinho vem promovendo importantes ações de conscientização, que incentivam a separação de recicláveis para o trabalho de coleta seletiva, que é realizado pela Cooperativa de Recicladores de Sertãozinho (CORSERTA), através de parceria.

Uma das recentes ações promovidas teve como palco a Fenasucro: no recinto onde foi realiza a feira, 30 “porta-bags” foram distribuídos em pontos estratégicos, para recolhimento de resíduos, facilitando aos visitantes o descarte adequado do lixo. “Os cooperados também participaram da coleta do material reciclável utilizado no processo de montagem e desmontagem dos estandes, totalizando 17 dias consecutivos de trabalho no evento”, afirmou o secretário de Meio Ambiente do município, Carlos Alexandre Ribeiro Gomes, que completou: “agradecemos a colaboração de toda a equipe técnica, realizadores, visitantes e expositores do evento, que contribuíram com os excelentes números alcançados com a coleta de material reciclável durante a feira”.

Lixo eletrônico – Outro acontecimento que chamou a atenção foi o ocorrido no último dia 04, quando a empresa Eco White adquiriu todo o material eletrônico proveniente de descarte, coletado através da parceria entre a Secretaria de Meio Ambiente e a CORSERTA.

A coleta de lixo eletrônico está sendo promovida pela Prefeitura Municipal de Sertãozinho semanalmente, nos bairros atendidos pela coleta seletiva. Além disso, munícipes que residem em regiões que não são cobertas pelo serviço, têm a opção de realizar o descarte do lixo eletrônico nos “eco-pontos” da Secretaria de Meio Ambiente, localizada à avenida Nossa Senhora Aparecida, nº 1.803, no bairro São João, e do barracão da CORSERTA, situado à rua Dr. Olidair Ambrósio, nº 3.477, no Jardim Alvorada.

Para Carlos Gomes, a correta destinação do lixo eletrônico é primordial na redução dos impactos ambientais. “O descarte incorreto desses materiais pode ter um resultado desastroso para o meio ambiente, além do que, um aspecto positivo é que muitos equipamentos coletados ainda encontram-se com capacidade de reaproveitamento, sendo destinados a projetos sociais”, observou o secretário de Meio Ambiente, que antecipou: “em breve também estaremos instituindo 'eco-pontos' por toda cidade, para que a coleta seletiva seja acessível a toda população. É um objetivo também desta Administração, levar o serviço de coleta seletiva a todos os bairros do município, até 2014”. (Assessoria de Comunicação da PMS).