06 SET 2013
Vem aí a Semana do Trânsito de Sertãozinho!

Vários eventos relacionados a educação e conscientização no trânsito serão realizados de 18 a 22 de setembro

A Prefeitura de Sertãozinho, através de sua Assessoria de Segurança Pública, está trabalhando nos preparativos da Semana do Trânsito, que será realizada de 18 a 22 de setembro, com a promoção de vários eventos relacionados a educação e conscientização no trânsito.

Seguindo as diretrizes da Semana Nacional de Trânsito 2013, promovida pelo DENATRAN (Departamento Nacional de Trânsito) e que tem como lema “Década Mundial de Segurança no Trânsito 2011-2020: Álcool, Outras Drogas e a Segurança no Trânsito – Efeitos, Responsabilidades e Escolhas”, a campanha de Sertãozinho irá propor reflexões sobre o uso do transporte coletivo, a preservação do meio ambiente, o respeito ao ciclista, entre outras.

Programação – As atividades da Semana do Trânsito terão início no próximo dia 18 (quarta-feira), a partir das 9h, no Teatro Municipal “Profª. Olympia Faria de Aguiar Adami”, com a realização do Concurso Cultural do Trânsito, que terá como público-alvo alunos, professores, coordenadores e diretores da Rede Municipal de Ensino.

A proposta é que os alunos do 4º ano de todas as escolas municipais elaborem frases de impacto sobre a relação uso do álcool x trânsito. Assim, cada escola fará a pré-seleção das 20 melhores frases criadas por seus alunos, para apresentação e premiação das três melhores.

No dia 20 (sexta-feira), os sertanezinos serão estimulados a participar do Dia Municipal Sem Carro, que incentivará o uso do transporte coletivo, bicicletas e caronas como meio de locomoção.

No dia 21 (sábado), as atividades ganham a Praça 21 de Abril, com o evento Trânsito da Praça, que terá a participação da Polícia Militar, incluindo apresentações do Canil e da Banda da PM; Corpo de Bombeiros e Polícia Militar Rodoviária. Brincadeiras para crianças e jovens ficarão a cargo da empresa Vianorte. O CIRETRAN também estará presente realizando consultas de irregularidades na CNH e orientando sobre as formas de regularização.

A Semana do Trânsito será encerrada no dia 22 (domingo), com a realização do Passeio Ciclístico, que terá o Ginásio de Esportes “Pedro Ferreira dos Reis” (Docão) como ponto de partida, às 8h30min. Um trajeto de 7,5 km será percorrido até que o passeio se encerre na Praça 21 de Abril. Qualquer munícipe pode participar deste ato, bastando comparecer de bicicleta ao ponto de partida.

De acordo com o assessor de Segurança Pública do município, coronel João Batista de Camargo Júnior, com uma frota total de 73 mil veículos e 77 mil munícipes habilitados, campanhas de conscientização como a Semana do Trânsito são bem-vindas em Sertãozinho. ”Possuímos uma frota que impressiona pelo número de veículos automotores que transitam pela cidade todos os dias, combinada ao tráfego de pedestres e ciclistas. Diante disso, acredito que esta campanha de conscientização será muito positiva, pois ela promoverá a reflexão sobre a responsabilidade com a vida que incide sobre motoristas, pedestres e ciclistas”, conclui. (Assessoria de Comunicação da PMS).