Capacitar as lideranças da Prefeitura Municipal, tais como diretores, chefes e assessores, para que suas equipes estejam aptas a prestar serviços cada vez melhores à população. Esse foi um dos objetivos da primeira de uma série de treinamentos sobre Gestão Pública, ministrado pelo assessor da Secretaria de Administração, Fabrício de Freitas Fonseca, advogado especialista em Direito Administrativo e Gestão Pública.
O treinamento ocorreu no dia 13, das 8h às 12h, no Paço Municipal, e contou com a participação de 25 pessoas.
“Inicialmente, foram abordados temas fundamentais para a melhoria da qualidade na gestão como liderança e seu papel no serviço público, motivação para o trabalho, cooperação, atitude, gestão de pessoas e, em especial, atendimento ao público”, comentou Fabrício. “Num segundo momento, foram discutidos aspectos técnicos relacionados ao regime jurídico dos servidores e seu estatuto, deveres e responsabilidades do servidor público, principalmente, no relacionamento com o cidadão, planejamento e orçamento municipal, compras públicas, licitações e gestão de contratos administrativos”, acrescentou Fonseca.
Em geral, o trabalho de consultoria no serviço público é desenvolvido por empresas especializadas no assunto e, evidentemente, elas acabam cobrando um valor significativo para aplicar os cursos. Nesse caso, o treinamento foi realizado pelo servidor Fabrício, que também é professor do Instituto Brasileiro de Administração Pública, ou seja, uma economia para a Prefeitura.
Ainda, segundo o assessor, “o intuito é capacitar continuamente os servidores da Prefeitura, começando pelas lideranças. Esses líderes, que conhecem suas responsabilidades com o cidadão e possuem compromisso com a gestão pública de qualidade, conseguem gerenciar equipes melhores e mais motivadas, gerando resultados positivos e duradouros para os nossos clientes: a população de Sertãozinho”.
O próximo treinamento para uma nova turma acontecerá no dia 21. (Assessoria de Comunicação da PMS).