Marcos Lopes tem deficiência visual e é atleta paraolímpico, mas isso não o impede de ser destaque em algumas categorias do atletismo. Com 10 medalhas conquistadas em competições pelo Brasil, sendo 7 de ouro (2 em São Paulo, 2 em Campinas, 2 em Araraquara e 1 no levantamento de supino em Sertãozinho), 2 de bronze (1 em Bebedouro e outra em Araraquara) e 1 de prata (em São Paulo), Marcos quer ultrapassar seus limites ainda mais. Por isso, em outubro competirá, representando Sertãozinho, nos Jogos Abertos do Interior, na cidade de Mogi das Cruzes.
Além das medalhas, o atleta já conquistou o título de campeão de halterofilismo na academia Fight Power, em Sertãozinho, foi o primeiro lugar no ranking nacional na categoria de arremesso de peso e também, nessa mesma modalidade, atingiu a melhor marca do Brasil, desde 2004, na categoria F12.
Esse ano, participará de competições de atletismo em Porto Alegre e Fortaleza que acontecerão, respectivamente, em setembro e novembro. Se ninguém ultrapassar sua marca no arremesso de peso, irá para uma competição mundial.
Ainda, nos Jogos Regionais, na última sexta-feira, 19, ganhou 2 medalhas de ouro, sendo 1 no arremesso de peso e 1 no lançamento de dardo, além de 1 de bronze nos 100 metros rasos. E em agosto, Marcos irá para Guarulhos na competição de goalball, e estará também presente na 2ª etapa da Copa São Paulo de Atletismo, que acontecerá em Campinas.
Recentemente, Marcos Lopes foi recebido pelo prefeito Zezinho Gimenez. No encontro, que aconteceu no gabinete do chefe do Executivo, o atleta falou um pouco de suas últimas conquistas e exibiu as medalhas que ganhou. “Ele é um grande atleta e um exemplo de determinação e força de vontade. Como pessoa, o Marcos nos mostra que é possível superar todas as dificuldades e percorrer o caminho do bem, principalmente através do esporte”, afirmou o Prefeito. (Assessoria de Comunicação da PMS).