21 JUN 2013
Formação de lideranças em saúde é tema de Ciclo de Palestras

Começou na segunda-feira, 17, no Centro de Saúde II, a série de palestras de capacitação e formação de lideranças nas Unidades Básicas de Saúde de Sertãozinho. O evento, organizado pelo Núcleo de Educação Permanente, conta com apoio da Secretaria Municipal de Saúde. O objetivo é oferecer conhecimento necessário à administração, através de técnicas que reforcem as estratégias a serem utilizadas na reestruturação da rede de prestação de serviços à comunidade.

Esta semana, além da abertura das atividades, também foram apresentadas, na quarta-feira, 19, as Leis Federais que tratam sobre as diretrizes e procedimentos de atendimentos realizados pelo Sistema Único de Saúde - SUS.

O Ciclo de palestras é aberto aos diretores de Unidades, enfermeiros e profissionais da saúde. A ideia é promover discussões sobre o trabalho no serviço público, levando em conta os problemas e suas possíveis intervenções. “Temos como pauta os princípios e normas do SUS, que reafirma a saúde como um direito universal e fundamental do ser humano”, completou a assessora administrativa da Secretaria de Saúde, Rita de Cássia Bisson.

Nos próximos dias 24 e 26 estão programadas outras palestras sobre os protocolos e diretrizes do SUS, que abordam os direitos e deveres dos usuários da rede pública de saúde como, por exemplo, as obrigações dos municípios e o papel do Estado e do Governo Federal no contexto de atendimento e prestação de serviço à população.

“O conteúdo das palestras é extremamente importante na implantação do trabalho de integração dos profissionais que queremos para o nosso município. A nossa meta é que todos trabalhem juntos, como o mesmo propósito, atender da melhor maneira possível os pacientes que necessitem de atendimento nas nossas Unidades de Saúde”, finalizou a secretária de Saúde, Rita Rosana Montenegro. (Assessoria de Comunicação da PMS).