14 JUN 2013
Câmeras de monitoramento já estão funcionando

As quatro câmeras, que vão reforçar a segurança na região central da cidade entraram em funcionamento esta semana. Elas estão instaladas nas esquinas das ruas Barão do Rio Branco com Dr. Olidair Ambrósio, Sebastião Sampaio com Epitácio Pessoa, Aprígio de Araújo com Epitácio Pessoa e Barão do Rio Branco com Furlan Júnior. O quinto equipamento está posicionado na entrada da Vicinal Octávio Verri.

A central de monitoramento fica na sede da Guarda Civil Municipal, onde, na última terça-feira, 11, foram feitos os testes finais e o treinamento dos responsáveis pela operação dos equipamentos. Agora, as principais ruas comerciais do centro de Sertãozinho passam a ser vigiadas 24 horas por dia.

O sistema de videomonitorização é utilizado como ferramenta de observação, que facilita a ação dos agentes de segurança nos casos de ocorrências ou iminência de algum evento que possa perturbar a ordem pública. “É um mecanismo para antever um fato, proporcionando uma abordagem mais imediata e até a identificação de suspeitos”, completou o assessor para assuntos de segurança do município, Cel. João Batista de Camargo Júnior.

As câmeras estão posicionadas em locais predeterminados, que abrangem agências bancárias e casas lotéricas, estabelecimentos comerciais, prédios públicos e bolsões de estacionamento de motocicletas, onde é maior a incidência delitos de furto de veículos, e em virtude de serem pontos de grande fluxo e concentração de pessoas.

O projeto de monitoramento por câmeras do município prevê, ainda, a instalação de mais oito equipamentos no centro da cidade e vinte e dois em todo município, sendo um na entrada do Distrito de Cruz das Posses. “Para arcar com os custos de instalação de todas as câmeras, vamos recorrer ao Governo Federal, através de verbas do PRONASCI – Projeto Nacional de Segurança Pública com Cidadania. Mas, primeiro temos que criar a Secretaria Municipal de Segurança e o gabinete de gestão integrada, que vão reunir representantes das Polícias Militar e Civil, Ministério Público, Poder Judiciário, Conselho Comunitário de Segurança e do Executivo local”, explicou Camargo.

Reforço nas Escolas

Esta semana, a Guarda Civil passou a marcar presença sistemática nas portas da principais escolas municipais. Onze estabelecimentos de ensino ganharam o reforço da GCM nos horários de entrada e saída de alunos, no período da manhã, das 6:40h às 7:15h, no almoço, das 11:40h às 12:40, e, à tarde, das 17:10h às 17:30h.

Este tipo de serviço já vinha sendo realizado, segundo o assessor para assuntos de segurança. “O que estamos fazendo é uma readequação para evitar acidentes e garantir a segurança dos estudantes. Assim, como estamos fazendo um estudo para melhorar a sinalização em frente às escolas”, informou.

As escolas com travessias feitas pela GCM e agentes do Departamento de Trânsito são: Cristino Cabral, CAIC, Anacleto Cruz, José Negri, Nair Teixeira, Raul do Prado Vianna, Roberto Zanutto Desidério, Waldomiro Gomes, Elydia Carneiro Rocha e Isaías José Ferreira, em Cruz das Posses. Nas demais, os vigilantes farão a travessia dos alunos, sob a orientação e coordenação do supervisor escolar, função que será criada no dia 17.

A supervisão terá uma viatura própria com dois guardas civis para percorrer os estabelecimentos de ensino do município, dando apoio ao serviço que passará a ser realizado também pelos vigilantes. (Assessoria de Comunicação da PMS).