Algumas pessoas podem não saber, mas a Prefeitura de Sertãozinho mantém um espaço denominado “Ecoponto”, um local adequado à recepção, armazenagem e destinação ambientalmente correta de carcaças de pneus velhos e que não têm mais utilidade.
O projeto, criado em 2005, no segundo mandato do prefeito Zezinho Gimenez, funciona anexo ao Núcleo de Controle de Vetores.
De acordo com o coordenador do Núcleo de Controle de Vetores, Ademar Prudente Corrêa, “desde o início deste ano, foram encaminhados à reciclagem 9475 carcaças inservíveis de pneumáticos, sendo: 7933 de carro/passeio; 944 de caminhão/ônibus; 582 motocicletas/bicicletas e 16 de trator traseiro”.
A retirada de circulação desses pneus é benéfica em vários aspectos. “Os principais benefícios são: a diminuição de enorme quantidade de volume dos resíduos sólidos descartados em nosso aterro sanitário, aumentando em muito a vida útil do mesmo. Também há uma diminuição significativa de criadouros potenciais e preferenciais de Aedes aegypti junto ao meio urbano, em Sertãozinho e Cruz das Posses, auxiliando em muito as ações de controle do vetor, principal causador de disseminação de Dengue”, comentou Correa.
A previsão para este ano é encaminhar para reciclagem cerca de 28.400 carcaças de pneus. Em 2012, foram encaminhadas 21.829. “Em geral, as borracharias encaminham um bom número de material todos os dias; mas qualquer cidadão pode levar, caso queira, este pneu no Ecoponto. O nosso endereço é Avenida José Ferreira dos Reis, 890, Jardim Athenas. O horário de atendimento é das 7h às 14h”, comentou o coordenador.
O pneu é composto basicamente por, aproximadamente, 60% de borracha e 40% aço. Após reciclado, transforma-se em pó de borracha, utilizado novamente na confecção de pneus, artigos e peças automotivas, asfalto ecológico e componente para quadras esportivas; chip de borracha, usado nas indústrias cimenteiras e aço onde é reutilizado junto às indústrias metalúrgicas e fundições. “Também são aproveitados em câmaras de ar, carcaças e banda de rodagem”, concluiu Ademar. (Assessoria de Comunicação da PMS).