24 MAI 2013
Prefeitura economiza R$ 23,5 milhões em quatro meses

O superavit, contabilizado pela Secretaria de Fazenda, foi divulgado em audiência pública realizada na última quinta-feira, 23, na Câmara Municipal. A apresentação dos números apurados no primeiro quadrimestre do ano atende o que determina a Lei Federal de Responsabilidade Fiscal.

Segundo apurado no período, a diferença entre as receitas e despesas foi de R$ 23.550.665,00. O valor economizado só chegou a este montante, graças ao trabalho da atual administração, que promoveu uma readequação nos gastos e uma renegociação de todos os contratos vigentes com fornecedores.

Os números foram apresentados pelo prefeito Zezinho Gimenez. “Ainda não investimos em obras. O fato de não ter empenhado algumas despesas também proporcionou essa economia aos cofres públicos”, afirmou.

Além da economia, outro ponto de destaque foi o fato de ter sido registrado, nos primeiros quatro meses do ano, uma arrecadação maior do que estava previsto. “Fizemos uma ampla campanha de incentivo ao pagamento do IPTU, com isso tivemos mais pagamentos à vista e também a quitação de dívidas do imposto de 2012”, explicou a secretária da Fazenda, Marli Aparecida Bozzo.

Outro item importante apresentado diz respeito à disponibilidade financeira da Prefeitura que, em dezembro do ano passado, tinha um saldo negativo de R$ 16 milhões e hoje já acumula um total de R$ 10,3 milhões em caixa. “O prefeito Zezinho Gimenez conseguiu reverter uma situação desfavorável para um superavit confortável”, classificou a secretária.

Em relação a aplicação de recursos públicos, durante a audiência também foi demonstrado o investimento na área da saúde. No primeiro quadrimestre de 2013, foram investidos mais de R$ 20 milhões, sendo que cerca R$ 16,3 milhões são de recursos próprios. “Isso corresponde a 19,9% do orçamento municipal, sendo que o que determina a lei é aplicação de 15% do recurso arrecadado. Esta é uma área que precisa de maior atenção. E, estamos trabalhando para melhorar ainda mais o atendimento nos nas nossas Unidades de Saúde”, concluiu o prefeito. (Assessoria de Comunicação da PMS).