24 MAI 2013
Combate à exploração e ao abuso sexual contra criança e adolescente são temas de Fórum

Discutir questões de combate a exploração e abuso sexual contra criança e adolescente. Esse foi o objetivo do Fórum de Debates, organizado na última terça-feira, 21, pela Prefeitura de Sertãozinho, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania.

A reunião aconteceu nas dependências da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e contou com a participação de cerca de 50 pessoas, entre elas: o secretário de Governo, João Marcos Pignata, na oportunidade, representando o prefeito municipal Zezinho Gimenez que, devido a compromissos agendados anteriormente não pôde comparecer ao evento; a secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania, Neide Anceschi; a vereadora Maria Célia Ramos; do presidente do Conselho Tutelar, Bráz Carmona, e a assistente social do Poder Judiciário, Lucivani Brondi.

“Penso ser de fundamental importância discutir questões como essa, uma vez que, a gente sabe que há relatos de pessoas vitimizadas. Está no plano de governo do prefeito Zezinho Gimenez/Valter Almussa dar uma atenção especial as essas pessoas”, pontuou João Marcos.

“É um trabalho muito intenso, mas nossa equipe vem se dedicando ao máximo para atender as pessoas vítimas da violência. A gente sabe que não é fácil, mas estamos trabalhando e tenho um respaldo da Administração Municipal”, comentou a secretária Neide.

O Fórum de Debates contou com a participação de quatro servidoras do CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistente Social de Sertãozinho), que ministraram palestras sobre o assunto, com abordagens diferentes. A coordenadora do CREAS, Marcela Farjani, explicou um pouco mais sobre o Dia Nacional de Combate e Enfretamento da Violência e Exploração Sexual contra criança e adolescente (18 de Maio). A psicóloga Ana Carolina Broto de Oliveira detalhou as formas de violência: física, psicológica, abuso e negligência.

A assistente social Natalia Gardenghi de Souza Saran abordou as formas de abuso sexual, os sinais que a vítima apresenta e como abordá-la. Lívia Valin Nicolino, também assistente social, comentou a questão legal: como proceder com a denúncia e a responsabilização do agressor.

Ao final das palestras, o público participou de um debate e algumas reflexões foram discutidas, entre elas, ações de melhoria para aperfeiçoar cada vez mais os trabalhos com as pessoas vitimizadas. (Assessoria de Comunicação da PMS).