16 MAI 2013
Artigo - Dengue: é fácil combater, só não pode esquecer!

Não faz muito tempo, em 2011, a cidade de Sertãozinho sofreu com uma epidemia de dengue, deixando várias pessoas doentes, afastadas de suas atividades de trabalho e lazer. Nesse mesmo ano inclusive tivemos uma morte causada por essa doença.

Em 2013, até o dia 14 de maio foram notificados 600 casos suspeitos de dengue, dentre os quais 328 confirmados (positivos); 154 descartados (negativos) e 118 ainda aguardam resultado de exame. Em relação a todo o ano de 2012, tivemos um aumento de mais de 100% no número de casos notificados, o que faz com que o município e a população fiquem em alerta. Agora, durante o período de inverno, é o momento para intensificar ações de combate ao mosquito transmissor da doença (Aedes aegypti), para que não tenhamos novas epidemias e mais mortes nesse e no próximo ano (2014).

Apesar de todas as campanhas realizadas com intuito de informar aos cidadãos os meios de prevenção da doença, muita gente ainda não sabe como evitar a dengue ou deixa passar alguns detalhes em suas residências, que acabam se tornando verdadeiros focos do mosquito transmissor.

Para quem ainda não sabe, a dengue é uma doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. Os ovos do mosquito da dengue se desenvolvem em água parada e limpa, por isso os principais focos são poços, caixas d’água descobertas ou locais que acumulam água de chuva, como pneus e vasos de planta.

Agora que você já sabe onde o mosquito se desenvolve, fica bem mais fácil compreender como prevenir a dengue. Preste bem atenção nas dicas e não deixe que o Aedes aegypti faça mal a você ou a sua família.

- Não deixe acumular água em pratos e vasos de plantas, o ideal é colocar areia ou ter o cuidado de sempre limpar com um pano grosso ou esponjas com detergente, as bordas.

- Se você conserva, em casa, garrafas PET ou de vidro vazias, esvazie frequentemente e guarde-as com aboca para baixo ou em locais cobertos.

- Os pneus velhos são a preferência desses mosquitos, pois ninguém lembra que ali é um verdadeiro “hotel 5 estrelas” para eles, sendo assim, guarde-os em locais cobertos ou fure-os para evitar acúmulo de água limpa.

- Mantenha as caixas d´água, poços, latões e filtros bem fechados.

- Limperegularmenteas calhas, lajes e piscinas.

- Elimine a água acumulada emplantas comobambus, bananeiras, bromélias e outras.

Os principais sintomas da Dengue são: febre alta, dor de cabeça, dor no corpo, dor no fundo dos olhos, manchas vermelhas no corpo.

Se você tiver algum desses sintomas, procure uma Unidade Básica de Saúde para uma avaliação médica. Caso o médico confirme a suspeita de dengue, você deve procurar a Vigilância Epidemiológica para fazer a notificação do caso (que será enviada para a equipe de Controle de Vetores realizar atividades de bloqueio) e fazer o exame que irá confirmar se a pessoa teve dengue ou não.

A Vigilância Epidemiológica de Sertãozinho funciona na rua Pedro Bighetti, 910 – Jd. Recreio – 1º andar. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 07h às 17h.

*Por Juliana Rocha, coordenadora da Vigilância Epidemiológica do Município