26 ABR 2013
Cristo Redentor abraça Sertãozinho

Depois de muita espera, enfim, a estátua do Cristo Redentor de Sertãozinho é colocada no seu devido lugar, no alto do pedestal ou mirante do futuro ponto turístico mais aguardado de toda região.

O delicado trabalho de engenharia para içamento e levantamento da escultura aconteceu na manhã de quarta-feira, 24. Houve um pequeno atraso no procedimento por conta do vento e preparo do guincho e amarras dos cabos de sustentação, “mas tudo ocorreu conforme previsto”, enfatizou o secretário municipal de Obras, Mario de Camargo.

O sucesso da operação foi comemorado por todos que acompanharam de perto todo o trabalho realizado pelos engenheiros responsáveis pela execução do serviço. Além de palmas, quando a estátua foi colocada em sua plataforma de apoio, houve também uma grande queima de fogos para marcar o emocionante momento que entrará para a história da cidade.

A obra do parque do Cristo foi iniciada no final do segundo mandato do prefeito Zezinho Gimenez. A administração anterior não conseguiu concluir os reparos de reforço da estrutura do mirante e por isso, a escultura passou quatros anos no chão, ao lado do pedestal. “Esse era o momento de se fazer o içamento. É um orgulho muito grande poder, agora, acompanhar esta etapa e no mês de outubro poder entregar a obra deste importante monumento religioso”, declarou o prefeito.

Para levantar a estátua do Cristo, que pesa aproximadamente 40 toneladas, foi usado um guindaste especial com capacidade para levantar até 500 toneladas e uma lança telescópica (“braço”) que atinge até 80 metros de altura.

O monumento

O Cristo Redentor de Sertãozinho é composto por um pedestal que tem 39 metros de altura e, a escultura, feita de aço revestida por uma tela e argamassa de concreto, mede 18 metros. Dois artistas plásticos mineiros, Marcos Moura e Genésio Moura, são os autores da obra.

Ao todo, com 57 metros, é um dos 10 maiores monumentos do mundo. O Cristo Redentor do Rio de Janeiro mede 38 metros. E, assim como o carioca, o Cristo de Sertãozinho também está na posição em que abraça a cidade, voltado para a torre da Igreja Matriz.

Histórico da obra

A obra foi iniciada em 2008, mas, um ano depois, a construção foi paralisada por conta do cancelamento do contrato com a empresa responsável pela execução do serviço. Nesta etapa da obra foram gastos cerca de R$ 1,2 milhão.

Em 2011, a construção do parque do Cristo, que compreende todo fechamento da área, construção de estacionamento, lanchonete e banheiro, foi retomada com recursos do Governo Federal na ordem de R$ 1,7 milhão. Já, em 2012, foram iniciadas as obras de reforço da estrutura da base de sustentação da estátua (pedestal), etapa essa também sendo paga com verba da União.

Mesmo com dinheiro disponível, a administração anterior acabou não conseguindo concluir a obra e, ainda, deixou de efetuar alguns pagamentos referentes às últimas medições, surgindo atrasos no cumprimento dos prazos dos trabalhos conforme anteriormente previstos.