19 ABR 2013
Construção de nova rede deve acabar com problema de esgoto

A obra tão aguardada por moradores dos bairros Jardim Santa Rosa, Santa Marta e Santa Clara, começou a ser executada na última segunda-feira, 15. Para conter a grande incidência de entupimentos e mal cheiro nas residências daquela região da cidade, o SAEMAS – Serviço de Água, Esgoto e Meio Ambiente está construindo uma nova rede de esgoto.

“Com a rede duplicada, vamos aumentar a capacidade de recebimento para três vezes o volume atual. A nova rede não receberá uma demanda específica, tudo será interligado para diminuir a probabilidade de entupimento e paralisação parcial de uma via”, explicou Carlos Roberto Sarni, superintendente do SAEMAS.

A construção da rede vai custar R$ 100 mil e deve ser concluída em 20 dias. Esse prazo pode ser prolongado, em caso de incidência de chuva.

O Problema

Uma das ruas do Jardim Santa Rosa recebe boa parte do esgoto do bairro e também do Jardim Santa Clara, Jardim Santa Marta e Condomínio Aragão II. No local, foi verificado que, nos horários de pico, mais ainda nos dias de chuva, a rede de coletora ficava sobrecarregada, principalmente pelas instalações de esgoto feitas de forma irregular, que lançam águas pluviais diretamente na rede. Também foi constatada, pelos engenheiros do SAEMAS, a ocorrência de entupimentos causados por imprudência dos próprios moradores, que jogam material sólido na rede de esgoto.

Para solucionar de vez o problema, a alternativa mais adequada foi a realização da duplicação da atual rede coletora, para que possa ter capacidade de suportar o volume de esgoto dos horários de pico e já prevendo um crescimento populacional naquela área do município.

A rua Rubens Cláudio Guimarães Pagnano, que corta dois bairros e recebe boa parte do esgoto da região, irá receber mais de 650 metros de canalização, feita com tubos de PVC corrugados, de 300 milímetros de diâmetro. “A tubulação será implantada paralelamente a rede antiga e assim dividimos a demanda de captação”, finalizou Sarni.