27 MAR 2013
Sertãozinho busca apoio para projetos turísticos

A nossa cidade esteve muito bem representada no lançamento da Frente Parlamentar pelo Desenvolvimento dos Municípios de Interesse Turístico – Fremitur, que aconteceu na quarta-feira, dia 20, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. O evento, que reuniu prefeitos, vice-prefeitos e lideranças municipais, marca uma nova etapa no turismo paulista.

De Sertãozinho, participaram do evento o vice-prefeito, Valter Almussa, e chefe de Desenvolvimento de Turismo, Edenir Luis Belluc. Eles foram recebidos pelo Secretário de Estado do Turismo, Cláudio Valverde, e os Deputados Orlando Bolçoni e Luciano Batista, que fazem parte da Fremitur.

O secretário falou da importância do trabalho conjunto com o Parlamento e informou que o governador Geraldo Alckmin pretende fazer uma redistribuição de verba aos municípios e que os contemplados com os recursos do Estado serão os mais habilitados. “Estamos juntando a proposta do Executivo com a proposta do Legislativo para construir um novo fundo.”

A Frente Parlamentar tem como objetivo apoiar os municípios de interesse turístico, para que possam desenvolver as suas potencialidades, como gerar maior fluxo de visitantes e turistas, promover a economia e a qualidade de vida da comunidade local.

PLC 32/2012

O Projeto de Lei Complementar 32/2012 estabelece como meta o aperfeiçoamento da legislação referente à classificação de municípios como estâncias turísticas no Estado e estabelecer novos critérios para criação desses polos e também de municípios de interesse turístico.

A proposta adota um novo conceito de estância turística, independente de sua natureza ou vocação, que pode ser voltada para qualquer um dos segmentos definidos pelo Ministério de Turismo: de pesca, ecoturismo, social, rural, de intercâmbio, religioso, de esportes, de aventura, cultural, náutico, e de estudos, entre outros, ampliando o número de municípios a serem beneficiados com os recursos do Dade (Departamento de Apoio e Desenvolvimento das Estâncias). (Assessoria de Comunicação da PMS).