27 MAR 2013
Prefeitura vai construir creche em parceria com o Estado

Na quarta-feira da semana passada, dia 20, o secretário municipal de Educação e Cultura, Alexandre Salomão Bittar, esteve em São Paulo, representando o prefeito Zezinho Gimenez, na assinatura do termo de adesão que vai contemplar Sertãozinho com uma “Creche Escola”. O evento aconteceu na sede da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social, onde estiveram reunidos mais de 40 representantes de diversas cidades paulistas.

O projeto da “Creche Escola” é um programa do Governo do Estado que prevê o repasses de verbas para a construção de unidades de Educação Infantil. São três modelos de prédios, sendo eles térreos com todos os ambientes necessários ao atendimento de crianças, como sala de atividades, berçário, fraldário, lactário, cozinha, refeitório e lavanderia, dentre outros. O espaço também pode disponibilizar uma sala de uso múltiplo, com computadores para iniciar os alunos na linguagem digital.

Os edifícios atendem aos padrões de acessibilidade previstos na legislação, bem como às exigências de sustentabilidade, pois adotam o sistema de aquecimento solar para redução do consumo de água e energia. A “Creche Escola” tem capacidade para atender de 70 a 150 crianças.

A unidade escolar será construída em terreno da própria Prefeitura. A localização da área a receber este importante equipamento social ainda será definida. O programa exige que o terreno para construção da “Creche Escola” deve ter área de 2 mil m² e dimensões de 35m x 57m, além de possuir ainda toda infraestrutura como rede de água, esgoto, energia, telefonia e divisas muradas, que também entraria com contrapartida do município neste convênio.

Termo de adesão

O prefeito Zezinho Gimenez não participou do evento de assinatura do Termo de Adesão do Convênio porque teve que estar presente em outro compromisso, agendado anteriormente. Ele foi um dos palestrantes do VI Seminário de Gestão de Cidades, em Tempo de Integração Regional, promovido pela FAAP em Ribeirão Preto, evento que contou com a presença do governador Geraldo Alckmin e representantes do Poder Executivo das cidades de Ribeirão Preto, Franca, Araraquara e São Carlos.

Mas, na última segunda-feira, dia 25, o prefeito esteve na Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social onde assinou o Termo de Adesão e oficializou a parceria com o Governo Estadual para a construção da “Creche Escola” em Sertãozinho. “Este é um projeto de muito útil para o nosso município. Agora já concretizamos esta parceria e vamos trabalhar para definir a área para a construção desta unidade de educação infantil. O importante é que garantimos os recursos para a obra”, afirmou Gimenez.

Indicação

Vale aqui ressaltar que a inclusão de Sertãozinho entre as cidades contempladas com “Creche Escola” aconteceu por intermédios de uma indicação do Deputado Estadual Welson Gasparini. O representante da nossa região na Assembleia Legislativa Estadual tem protocolada a indicação nº 3.087/2011, que descreve em forma de justificativa a necessidade de inserir o município no programa do Governo do Estado.

Já na Câmara Municipal, o trabalho do deputado contou com o apoio da ex-vereadora Maria Zeferina Baldaia, que teve o requerimento 728/2011 aprovado em sessão ordinária. O empenho dos dois políticos foram fundamentais para que fosse celebrado o convênio e Sertãozinho pudesse oferecer a sua população mais uma unidade escolar na rede municipal de ensino. (Assessoria de Comunicação da PMS).