22 MAR 2013
Agentes da Prefeitura participam de treinamento para atuar no combate a dengue

Você já fiscalizou sua casa, terreno e ambiente de trabalho hoje?

Sua colaboração é de extrema importância

Os 12 agentes contratados, recentemente, para atuar no combate à dengue receberam, entre os dias 12 e 15 deste mês, um treinamento, organizado pelas Secretarias de Saúde e Administração.

Durante os encontros foram abordados temas como: a Biologia do Aedes Aegypti e epidemiologia da Dengue; Medidas de controle do vetor; Classificação de recipientes e forma de registro no boletim de Vigilância e Controle; As atividades de controle realizadas pelas equipes municipais; Abordagem ao munícipe nas atividades de controle do mosquito; Atividade de visita e tratamento domiciliar "Casa a Casa" - Rotina e Intensificação; Atividades em grupo e Plenária de apresentação dos exercícios pelos grupos.

De acordo com o Coordenador do Núcleo de Controle de Vetores, Ademar Prudente Corrêa, atualmente, são 45 agentes que atuam de casa em casa, cumprindo uma carga de 40 horas semanais (de segunda a sexta-feira, das 7h às 14h12, e aos sábados, das 7h30 às 11h30h).

Trabalho a campo

“O trabalho a campo, neste momento, está sendo realizado apenas para bloqueio de transmissão viral, muito dificultado pelas chuvas ocorrentes que, além da improdutividade, favorecem o aumento dos níveis de infestação do vetor, cujo aumento foi favorecido também pela diminuição significativa de nossa equipe com a dispensa de 28 agentes a partir do mês de agosto de 2012, pouco antes do início do verão principal época de proliferação do mosquito e de transmissão da doença”, comentou Ademar.

Sobre a contribuição dos moradores ao receber os agentes nas casas, Ademar diz: “a recepção de nossos agentes pela população tem sido boa, porém em alguns bairros com característica própria o número de imóveis fechados é grande devido ao fato dos moradores saírem a trabalho, comércio ou outras atividades no centro, causando a necessidade de retorno em outro horário, o que também prejudica o bom andamento dos serviços”.

Segundo Ademar, “outra dificuldade enfrentada refere-se ao grande número de migrantes diários entre os municípios de nossa região (indo ou vindo a Sertãozinho), seja a trabalho, comércio, estudos ou lazer, que acabam por introduzir, neste momento, mais crítico, o vírus em nossos ambientes urbanos, o que associado à elevação dos níveis de infestação do mosquito incorre em risco acentuado de início de transmissão e disseminação da Dengue”.

De acordo com informações apuradas, Sertãozinho tem 46 casos positivos de Dengue (26 casos importados e 20 transmitidos no município). Ainda estão sendo aguardados os resultados de 94 exames. (Assessoria de Comunicação da PMS).