14 MAR 2013
CREAS: um serviço às mulheres vítimas da violência

A Administração Municipal também já está trabalhando na elaboração de um Núcleo Temático, que atenderá vítimas das várias formas de violência, incluindo mulheres e idosos

As mulheres de Sertãozinho, vítimas da violência doméstica, não estão desprotegidas; pelo contrário, elas contam com total apoio da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, que mantém um serviço de atendimento específico, realizado no CREAS (Centro de Referência Especializado em Assistência Social).

O CREAS está localizado na Av. José Antonio Angeloti, 159, Cohab 4 e, esse atendimento acontece quando a vítima é encaminhada pela Delegacia da Mulher ou procura espontaneamente pelo serviço. No local, quatros assistentes sociais, três psicólogos, além de outros funcionários, dão orientações e fazem o acompanhamento dos casos.

“Quando a vítima procura a Delegacia da Mulher e registra o B.O, a própria Delegacia encaminha o caso para que as providências necessárias sejam tomadas. A grande dificuldade é quanto ao registro dessas ocorrências, pois a vítima, na maioria das vezes, se cala e não denuncia. No último semestre de 2012, tivemos o registro de apenas 1 caso de mulher vítima de violência doméstica atendido no Creas”, declarou a secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania, Neide Anceschi.

Segundo Neide, a Administração Municipal já está trabalhando na elaboração do projeto de um Núcleo Temático que, dentre as ações desenvolvidas, atenderá vítimas das várias formas de violência, incluindo mulheres e idosos. “O Núcleo terá o papel de informar, orientar e acompanhar os casos de violência junto ao CREAS e aos demais órgãos responsáveis, como Ministério Público e Poder Judiciário, bem como o trabalho de busca ativa junto aos órgãos especializados como a Delegacia da Mulher e o Conselho Tutelar”.

De acordo com a secretária, a instalação de uma Instituição de Acolhimento para mulheres vítimas de violência também é cogitada na medida que o Núcleo Temático identificar a demanda, através de dados concretos. “É necessário um trabalho integrado de orientação para que haja conscientização de toda comunidade sobre a temática da violência sofrida pela mulher. Sabemos que são muitos os casos, porém ficam na invisibilidade na medida que não constam seus registros, dificultando a atuação efetiva da equipe especializada”, concluiu Neide.

Os telefones do CREAS são: 3945 6493 e 3491 3740. (Assessoria de Comunicação da PMS).