08 MAR 2013
Macrodrenagem: uma obra complexa, porém necessária

Conforme anunciado na tarde da última quinta feira, dia 07, agora vão começar, efetivamente, os trabalhos da maior obra pública da história do município. A empresa responsável pela execução do projeto de Macrodrenagem programou todas as etapas previstas para a realização das intervenções ao longo da Avenida Antonio Paschoal já na segunda-feira, dia 18, quando serão iniciados os serviços de implantação dos emissários de esgoto e alargamento da calha do Córrego Sul.

O anúncio foi feito durante reunião realizada no salão de eventos da Prefeitura Municipal, que reuniu representantes dos poderes Executivo e Legislativo. Participaram da apresentação do cronograma de obras, além do prefeito Zezinho Gimenez, secretários municipais e os vereadores, jornalistas dos veículos impressos, rádio e televisão.

O projeto

As obras, com custo inicial estimado em R$ 66 milhões, vão acabar com um antigo problema de enchentes e alagamentos que atingem moradores e comerciantes daquela região da cidade. “A obra pode demorar de 24 a 30 meses para ser concluída, mas será um enorme passo para o futuro de Sertãozinho. É uma iniciativa já pensando nos próximos 30 ou 50 anos”, comentou o secretário municipal de Obras, Mario de Camargo Neto.

Cronograma

A empresa Leão Engenharia apresentou esta semana o cronograma da primeira fase das obras na Avenida Antonio Paschoal. De acordo com os responsáveis técnicos, os trabalhos com os emissários de esgoto serão realizados por etapas e em trechos previamente definidos.

O serviço deve ser executado em 35 etapas, começando pela lado esquerdo da avenida, no sentido bairro-centro, e seguindo de maneira intercalada, para evitar transtornos ao comércio local, moradores e usuários da via pública. “Estamos prevendo concluir cada trecho em no máximo 4 dias”, informou o engenheiro Alexandre Duarte.

Nesta fase da obra, uma pista da avenida será interditada e o estacionamento será proibido. Segundo o Diretor do departamento de Trânsito do Município, Guelfo Pescuma Junior, “em determinados momentos vamos desviar o fluxo de veículos, impedir o trânsito em pontos específicos e até alterar o sentido de direção de algumas ruas.”

Só após a conclusão da implantação dos emissários de esgoto será iniciado o trabalho de alargamento do leito do córrego. Nesta segunda fase da obra, o serviço terá que ser executado também por etapas.

Além da obstrução de parte da pista, haverá ainda o trabalho de remoção das palmeiras, que fazem parte do paisagismo atual da avenida. “Muitas estão condenadas e terão que ser sacrificadas, mas a maioria a gente vai retirar e replantar em outro local. A remoção é um trabalho delicado e deve ser feito por uma empresa especializada e contar com uma supervisão técnica para avaliação do estado de cada uma das plantas”, ressaltou o secretário de Meio Ambiente, Carlos Alexandre Gomes.

Pesquisa

Uma pesquisa de opinião realizada entre comerciantes e moradores do entorno da Avenida Antonio Paschoal revela alguns dados interessantes e que merecem ser analisados de forma criteriosa por parte do poder público local. Cerca de 67% dos entrevistados acham que a obra será um transtorno, porém 65% a consideram necessária. Quase 60% avalia o Plano de Macrodrenagem com sendo bom e a metade dos entrevistados acredita que a obra vai resolver o problema das enchentes. Entre 60 e 70 porcento das opiniões colhidas dão conta que as enchentes causam problemas de saúde e para a própria economia, mas que o projeto deve melhorar a qualidade de vida das pessoas que transitam ou vivem naquela região da cidade.

A pesquisa também apontou uma necessidade de mais informações a respeito da obra. Perto de 70% dos entrevistados disseram que não conhecem o Plano de Macrodrenagem e quase a metade acha que faltou oportunidades para se discutir e debater sobre o assunto.

Comunicação

Como resposta à pesquisa, que revelou uma certa carência de informação por parte da população da cidade, a Prefeitura iniciou as ações de comunicação com a reunião do Prefeito e Secretários com representantes do Legislativo (Vereadores), que ainda contou com cobertura de toda imprensa local e regional, que terá um papel importantíssimo na divulgação das informações, para que mesmo gerando alguns transtornos como estão previstos, a população esteja consciente de que a obra é necessária e quando ficar pronta vai beneficiar toda comunidade.

Outra ação prevista será a promoção de encontros semanais do Prefeito Zezinho Gimenez e seus Secretários com moradores e comerciantes. Essas reuniões devem antecipar e informar sobre os aspectos a serem considerados em relação a execução da obra nos trechos definidos no cronograma como, por exemplo, a falta de estacionamento da porta das lojas, dificuldades de acesso e alterações no trânsito do local.

Paralelamente, serão distribuídos folhetos explicativos de casa em casa na região que deve ser afetada com as intervenções realizadas na avenida. Além da colocação de faixas e placas indicativas e informativas sobre a obra e sua importância para o futuro do Município.

“Vamos tentar ao máximo reduzir os efeitos e impactos desta grandiosa obra, para não prejudicar quem trabalha ou mora próximo a Avenida Antonio Paschoal. Sabemos que temos que melhorar, mas também que vamos criar alguns problemas naquele local. Por isso, eu peço a compreensão de todos os munícipes, para que entendam a situação e que, muitas vezes, para melhorar sempre temos que nos sacrificar um pouco agora. No futuro, com certeza o que vamos fazer será um motivo de orgulho para nossa cidade”, afirmou o prefeito Zezinho Gimenez ao encerrar a reunião. (Assessoria de Comunicação da PMS).