14 FEV 2013
Declarada guerra ao mosquito transmissor da Dengue

A Prefeitura Municipal, através do Núcleo de Controle de Vetores, está intensificando as ações de combate ao mosquito transmissor da Dengue. As equipes de agentes estão nas ruas visitando residências e vistoriando escolas e indústrias. As operações bloqueio em áreas de casos confirmados também vêm sendo realizadas para evitar a proliferação da doença.

Em Sertãozinho, os pontos que mais preocupam ficam na parte mais antiga da cidade, como centro e os bairros Alvorada, Alto do Ginásio e Shangri-lá. Só este ano, já foram registrados nove casos confirmados de dengue no município.

“O período é muito favorável ao aparecimento de novos casos de Dengue por conta da quantidade de chuva nos últimos dias e também pelo fato das pessoas que viajaram no carnaval para locais com alto índice de infestação”, explica Ademar Prudente Correa, coordenador do Núcleo de Controle de Vetores.

Segundo ele, agora é a hora de eliminar todo tipo de criadouro do mosquito devido o alto risco de transmissão. Para que o combate ao mosquito seja realmente eficiente é preciso o envolvimento de todos. Cada um deve fazer sua parte, com limpeza e retirada de objetos que acumulam água e até a colocação de areia em vasos e água sanitária ou sal em calhas e grelhas de quintal. “Essa é uma questão de atitude simples que pode fazer toda diferença, criar a rotina de estar atento ao seu próprio espaço”, orienta Correa.

Outra recomendação é procurar atendimento na Rede Municipal de Saúde ao aparecimento de qualquer sintoma da doença como febre, dor de cabeça, dores musculares e manchas vermelhas pelo corpo.

Atualmente, 23 casos suspeitos de dengue estão sob investigação. (Assessoria de Comunicação da PMS).