07 FEV 2013
Prefeitura autoriza o início das obras do projeto de Macrodrenagem

Com a ordem de serviço expedida, a empresa responsável pela execução do projeto já começa instalar seu canteiro de obras para iniciar os trabalhos no Córrego Sul, o que deve acabar de vez com os problemas de enchentes na avenida Antonio Paschoal.

A obra chamada de “macrodrenagem” é uma ousada intervenção de engenharia que prevê a construção de uma barragem e reservatório de contenção do volume d'água e o alargamento e aprofundamento de toda a extensão da calha do córrego na sua área urbana. “A implantação de um projeto socioambiental, que vai estabelecer áreas de convivência, todo paisagismo e uma proposta de preservação ambiental, também deverá ser realizado durante as várias etapas do trabalho”, informou o secretário Municipal de Obras, Mario de Camargo Neto.

A empresa Leão Engenharia vai utilizar um terreno na área industrial da cidade como base para abrigar um escritório e o espaço para montagem das peças de concreto que serão usadas na canalização do córrego. A vencedora da licitação, com um custo de R$ 66 milhões, terá de 24 a 30 meses para terminar a complexa obra de intervenção no córrego das avenidas Antonio Paschoal e Egisto Sicchieri.

Ainda, segundo o secretário de Obras, só o trabalho na área central poderá demorar um ano para ser concluído, o que num primeiro momento deve causar alguns transtornos aos comerciantes da região. “Esta é uma obra para os próximos 30 anos que deve, além de solucionar um problema antigo de alagamentos, orientar um crescimento ordenado da cidade. Isso significa que estamos em busca do conforto de 200 mil habitantes”, profetizou Mario de Camargo Neto, fazendo uma projeção do número de habitantes que a cidade deverá ter em 2043. (Assessoria de Comunicação da PMS).