07 FEV 2013
Desenvolvimento Social e Cidadania: chegou a hora de conhecer os servidores dessa Secretaria

Uma secretaria que atende a todos com muito carinho e respeito, garantindo direitos básicos à população. Assim é a Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, criada em 2004 pelo prefeito Zezinho Gimenez e que teve como idealizadora a assistente social Neide Bernardo Anceschi, atual secretária da pasta.

O objetivo da Secretaria é efetivar como política pública os direitos humanos, formulando e implementando projetos e programas das três esferas do governo aos cidadãos em situação de vulnerabilidade e risco social. “Atendendo ao que preconiza a Política Nacional de Assistência Social (PNAS), através do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), nós desenvolvemos a rede socioassistencial, que divide-se em Proteção Básica e Proteção Especial de Média e Alta Complexidade”, comentou Neide.

A Proteção Básica é desenvolvida nos CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), em 5 núcleos de atendimento, sendo: Cras I - Cohab 4 e adjacências; Cras II -Alvorada e adjacências; Cras III – Vila Áurea e adjacências; Cras IV – Cruz das Posses; Cras V – Cohab 3, adjacências e extensão da Vila Garcia.

A Proteção Especial é desenvolvida no CREAS (Centro de Referência Especializado em Assistência Social), localizado na avenida José Antônio Angelotti, 159, Cohab 4, e nos demais programas de atenção especial como, por exemplo, “Migrante” e “Instituição Municipal de Acolhimento”.

A Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania é dividida em alguns setores. O Departamento de Desenvolvimento Social, responsável pela Proteção Básica e pelo CREAS, tem como diretora Fábia Junqueira de Tolvo. Já o Departamento de Fomento à Cidadania, responsável pelos convênios celebrados entre o município e as entidades assistenciais, bem como os programas estaduais e federais, é conduzido por Janaína de Cássia Braga Mói Crosara.

O Núcleo de Cruz das Posses, onde são desenvolvidas as atividades do CRAS e os projetos de assistência social, tem como responsável Rosangela Marques.

O Núcleo Temático e Instituição de Acolhimento, responsável por desenvolver a temática da prevenção das mais variadas formas de violência e abrigar adolescentes vitimizados, conforme determinação judicial, são administrados pelos servidores Solange Zamoner e Ricardo Faxina.

Os funcionários Rogério Rodrigues da Silva e Antonio Carlos Marcolino atuam nos setores Chefia Administrativa e Almoxarifado, responsáveis pelo acompanhamento e abastecimento dos programas e projetos desenvolvidos nos cinco núcleos de atendimento.

Os jovens Felipe Julio e Alex Rosseti estão à frente da Casa da Juventude, órgão responsável pelos programas e projetos voltados para o público jovem de Sertãozinho e Cruz das Posses.

A pasta conta, ainda, com as coordenadoras Tania Mary Monteneri, Odirlane Ferreira Batista e Hevelin Souza Mendes Garrefa.

Compõem os programas e projetos municipais: “Habitação”, “Bolsa Família”, “Renda Cidadã”, “Famílias em Ação”, “PETI”, “PAIF”, “PAEFI”, “Ação Jovem”, “Projovem Adolescente”, “Espaço Jovem”, Programa de Complementação Alimentar, “Sopa Comunitária”, “Viva Leite”, “Leite é Mais Energia”, Programas da 3ª Idade, “A Magia do Circo”, “Mão na Massa” e a “Casa de Brinquedo”.

Canais abertos à população

“A ‘porta de entrada’ para os serviços são os CRAS, onde são feitos os atendimentos iniciais e o direcionamento das ações”, explicou Neide. “Para acesso aos programas federais, como Habitação e Bolsa Família é necessário que o usuário seja inscrito no Cadastro Único, que é feito na sede da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, na rua Barão do Rio Branco, 1699”, acrescentou ela.

Informações: 3942 3644 e 3945 6480.

Aliados

O Fundo Social de Solidariedade é ligado ao Gabinete do Prefeito e funciona como um braço da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania. Gerido pela primeira-dama, Tatiane Guidoni, tem a missão de organizar campanhas junto à comunidade em prol da população menos favorecida. Desenvolve os projetos “Mão na Massa” e “Casa de Brinquedo”.

Há também ligado à Secretaria o Controle Social, responsável pelo acompanhamento, organização e direcionamento dos diversos Conselhos Municipais: Tutelar, da Assistência Social, da Criança e do Adolescente, do Idoso e da Juventude. (Assessoria de Comunicação da PMS).