06 FEV 2013
Caem os índices de criminalidade em Sertãozinho

Em apenas um mês, a atual Administração já conseguiu reduzir a violência na cidade. Um levantamento realizado pelo assessor para assuntos de segurança do município, Cel. João Batista de Camargo Junior, aponta uma queda significativa nos números de furtos, roubos e homicídios registrados na cidade.

“A presença mais ostensiva da polícia nas ruas inibe a atuação dos criminosos”, diz ele. A estatística comprova a afirmação, se compararmos janeiro de 2013 com o mesmo período de 2012. Os furtos tiveram uma redução de 18%, os roubos diminuíram cerca de 40% e nenhum homicídio foi registrado no primeiro mês deste ano. “O município estava com uma curva ascendente de criminalidade. Em outubro, novembro e dezembro de 2012, os números de ocorrências só aumentavam. Agora, conseguimos atingir o menor nível dos últimos dez meses”, explicou.

Os dados oficiais referentes ao mês de janeiro de 2013 ainda serão divulgados pela Secretaria Estadual de Segurança Pública. Os números publicados até agora são:

Em 2012 Janeiro Outubro novembro dezembro

Furtos 138 166 169 177

Roubos 28 38 30 43

Homicídios 2 0 1 3

Operação visibilidade

A Guarda Civil Municipal intensificou a patrulhamento de ronda nos bairros e tem marcado presença em pontos estratégicos da cidade e nos locais de grande circulação. É que o prefeito Zezinho Gimenez liberou o pagamento de horas extras para corporação, assim o efetivo pôde trabalhar até durante os períodos de folga.

Em janeiro, a Prefeitura pagou cerca de 6 mil horas a mais aos guardas e neste mês, já está previsto o pagamento de mais de 5 mil horas extras.

“O objetivo é aumentar ainda mais as ações de policiamento e a presença dos guardas nas ruas, bem como melhorar o atendimento ao munícipe que necessite do nosso apoio”, declarou o comandante Luiz Gilberto Mancebo.

Atualmente, a GCM trabalha com 20 veículos, sendo 11 de pequeno porte, 3 modelos “Blazer” e 6 motocicletas, que atuam com maior agilidade no atendimento de ocorrências ou na segurança da região central da cidade e comércio local.

Só no mês de janeiro, a Guarda Civil Municipal efetuou 9 flagrantes, sendo 11 suspeitos presos. Também conseguiu recuperar 17 veículos e apreender 1,8 kg de maconha e 187 cápsulas de cocaína, totalizando mais de 550 ocorrências atendidas. (Assessoria de Comunicação da PMS).