01 FEV 2013
Encontro de prefeitos: Sertãozinho presente no evento em Brasília

O município de Sertãozinho esteve muito bem representado no Encontro Nacional de Prefeitos e Prefeitas que terminou na última quarta feira, dia 30. Participaram do evento, realizado em Brasília, o prefeito Zezinho Gimenez, o secretário Municipal de Planejamento Marcio Pagnano e o assessor de Secretaria Paulo Garefa.

Na abertura do encontro, segunda feira dia 28, a presidenta Dilma Rousseff anunciou que estão disponíveis no Governo federal R$ 66,8 bilhões em novos recursos para os municípios em 2013, que poderão ser investidos nas áreas de educação, habitação, infraestrutura e saúde.

Durante três dias foram apresentados os programas e as várias formas de projetos que podem gerar verbas para investimentos nos municípios brasileiros. Os recursos podem ser obtidos através de fundo perdido ou por meio de linhas de crédito oferecidas pela União. As apresentações aconteceram em forma de palestras ministradas simultaneamente em quatro auditórios, onde também foram realizadas oficinas de elaboração de projetos.

O secretário Marcio Pagnano elogiou a qualidade das apresentações e a forma de tratamento recebido na recepção do evento. “Ficou claro que o Governo Federal não está fazendo qualquer tipo de distinção. Não importa o partido político do prefeito, os recursos estão disponíveis e podem ser liberados, desde que sejam bons projetos e as datas e prazos sejam cumpridas”, explicou.

Os programas Federais priorizam a melhoria da qualidade de vida e consequentemente a elevação da renda da população mais carente. Entre os projetos que podem ser financiados pelo Governo brasileiro estão a construção de moradias, através do “Minha Casa, Minha Vida”, construção de creches e pré-escolas, ampliação de UBS e compra de equipamentos médicos, construção de centros esportivos com modalidades olímpicas e obras de saneamento básico e pavimentação.

Segundo o Prefeito de Sertãozinho, os projetos da cidade devem priorizar os investimentos realmente beneficiem a população. O objetivo é não assumir compromissos que o município não tenha capacidade de administrar e manter em operação. É uma questão de analisar o custo-benefício.

“Vamos aproveitar para buscar a maior quantidade possível de recursos. Não podemos perder nenhuma oportunidade de trazer verbas, sejam do Governo Federal ou Estadual, para investir em nosso município. Para isso já criamos uma equipe de técnicos de minha confiança só para cuidar da elaboração e encaminhamentos dos nossos projetos. E eu estarei acompanhando pessoalmente esse trabalho”, afirmou Zezinho Gimenez. (Assessoria de Comunicação da PMS).