30 JAN 2013
Prefeitura vai intensificar combate a dengue

Controle de Vetores reforça quadro de funcionários com aprovados em concurso

Com as chuvas registradas nas últimas semanas, aumenta a preocupação com os índices de infestação do mosquito transmissor da dengue. Em 2013, já foram confirmados dois casos da doença em Sertãozinho e existem ainda outros 10 suspeitos. Parece pouco, mas esses números podem facilmente aumentar caso não sejam retomados os serviços de bloqueio, busca de criadouros e nebulização.

O trabalho realizado pelo Núcleo de Controle de Vetores do município foi interrompido no final de 2012, com a demissão dos agentes contratados pela administração anterior. O período sem quantidade suficiente de pessoas para executar os serviços coincide com a estação mais chuvosa do ano.

Para repor e reestruturar o quadro de funcionários, o prefeito Zezinho Gimenez autorizou a convocação de 15 aprovados no concurso para agentes de vigilância da saúde, realizado também no ano passado. Até agora, 12 deles entregaram a documentação necessária para efetivar a nomeação.

De acordo com o diretor do Departamento de Recursos Humanos da Prefeitura, Adriano Aparecido Santos, houve ainda uma desistência. “Vamos publicar um novo edital convocando mais três pessoas”, informou Adriano.

Os novos agentes serão submetidos a um treinamento específico para a função, segundo o coordenador do Controle de Vetores, Ademar Prudente Correa. “Vamos preparar as equipes para que ainda neste mês de fevereiro estejam em campo, já que os índices de infestação devem ter aumentado neste período de chuva”, enfatizou.

O trabalho de combate a dengue consiste em visitas periódicas casa a casa para eliminar criadouros do mosquito e retirar recipientes que acumulam água. Na rotina das equipes de campo também estão a verificação de imóveis especiais com grande concentração de pessoas como, por exemplo, hospitais, escolas e hotéis; e aqueles locais considerados pontos estratégicos com muitos focos de proliferação do Aedes Aegypti como borracharias, desmanches e os cemitérios da cidade e do distrito de Cruz das Posses. (Assessoria de Comunicação da PMS).