25 JAN 2013
Sertãozinho pode ter “Plano Diretor” de desenvolvimento econômico

A atual administração, em parceria com o Governo do Estado, tenta viabilizar a realização de um diagnóstico completo do parque industrial que movimenta a economia local e tem como principal vocação a prestação de serviços e o fornecimento de equipamentos e tecnologia para o setor sucroenergético.

Na última quarta feira, dia 23, o prefeito Zezinho Gimenez, acompanhado pelo secretário de Indústria e Comércio, Carlos Roberto Liboni, esteve na Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, em São Paulo, para buscar apoio para mais uma proposta inovadora, característica de seu perfil de homem de negócio e empreendedor. A ideia é dimensionar a capacidade instalada e mapear o futuro das empresas de Sertãozinho, com a elaboração de um “Plano Diretor” para nortear os rumos da produção industrial do município.

“Já contamos com uma infraestrutura muito boa, capacidade tecnológica multidisciplinar e ótimas escolas de formação técnica, mas precisamos de uma organização institucional, com o objetivo de definir metas de longo prazo, para diminuir as dificuldades e potencializar a nossa vocação. Isso significa criar um programa de ajuste do desenvolvimento econômico”, definiu Liboni.

Na sede da Secretaria os representantes do poder público sertanezino foram recebidos pelo o secretário Luiz Quadrelli, que também é presidente do Instituto de Pesquisas Tecnológicas – IPT, e outros dois assessores da pasta. Durante o encontro ficou acertado que o Governo de São Paulo vai contratar uma empresa para fazer este levantamento ou diagnóstico do potencial econômico de Sertãozinho.

Segundo o prefeito Zezinho Gimenez, esta primeira etapa consiste em identificar de forma concreta o que temos na cidade, o próprio mercado e todas as oportunidades de negócios que ainda podem ser geradas. “A partir disso, teremos condições de promover ações para atrair investimentos como, por exemplo, a criação de um parque tecnológico ou um instituto de pesquisas para desenvolvimento de produtos e consultoria de gestão, e até a implantação de instituições de ensino superior voltada a formação profissional, para capacitar e qualificar a mão de obra voltadas às empresas do município”, argumentou.

O “Plano Diretor” do desenvolvimento econômico de Sertãozinho é um trabalho que reúne inteligência e foco, que deve ter começo, meio e fim, ou seja, possível de ser elaborado e concluído. “É uma iniciativa que este governo pode fazer e que vai deixar pronto para as futuras administrações. Não basta pensar no presente, precisamos também antecipar o futuro”, concluiu o secretário Carlos Roberto Liboni. (Assessoria de Comunicação da PMS).