17 JAN 2013
Saúde intensifica combate a Febre Amarela e Hepatite B

A Secretaria de Saúde de Sertãozinho, através da Vigilância Epidemiológica, convoca os moradores da cidade para a vacinação gratuita contra a Febre Amarela e a Hepatite do tipo B. A imunização é feita nas salas de vacina dos Postos de Saúde do município.

Crianças a partir dos 9 meses de idade ou qualquer pessoa que não tomou a dose reforço nos últimos 10 anos pode tomar a vacina contra a Febre Amarela, uma doença grave que é transmitida pela picada de mosquitos contaminados por vírus encontrados em macacos que habitam as regiões de floresta.

A preocupação maior da Vigilância Epidemiológica está na faixa etária entre 15 e 19 anos de idade, em decorrência do baixo número de vacinados no ano passado. Em 2012, a cobertura vacinal atingiu de apenas 60% da população de adolescentes.

A vacina contra Febre Amarela também é indicada para aquelas pessoas não vacinadas há mais de 10 anos que irão viajar para outros países com risco de transmissão. Nesse caso a imunização deve ser feita 10 dias antes da viagem.

Hepatite B

Já a vacinação contra a Hepatite B é recomendada para quem tem até 29 anos de idade. Este tipo de doença pode passar de pessoa para pessoa por meio de relação sexual desprotegida (sem camisinha), pelo uso compartilhado de seringas e agulhas, objetos e materiais contaminados como alicates de unha, lâminas de barbear, na colocação de piercings, tatuagens e até de mãe para o filho.

A Hepatite B é causada por um vírus que atinge as células do fígado e pode, em casos mais graves, favorecer o desenvolvimento de câncer. A prevenção é feita com o uso preservativos durante as relações sexuais e principalmente por meio da vacinação. São necessárias 3 doses da vacina para se proteger da doença. (Assessoria de Comunicação da PMS)