11 JAN 2013
Confira quem são os integrantes do Departamento de Cultura e Turismo

O Departamento Municipal de Cultura e Turismo, órgão ligado à Secretaria de Educação e Cultura, está com novos integrantes e, nesta matéria você, caro internauta, conhecerá quem assume cada setor, além de uma biografia resumida da equipe, que tem ótimos projetos para Sertãozinho.

Departamento de Cultura e Turismo – O diretor é João André da Rocha. É graduado em Artes Cênicas pela Unicamp, com especialização em Gestão Organizacional pela PUC/SP. Tem experiência nos ensinos infantil e fundamental e no ensino de graduação em Artes e Comunicação na PUC/SP e na Queen Mary Universidade de Londres. “Nessas instituições realizei pesquisas e projetos comunitários nas áreas de cultura popular, oralidade e direitos humanos. Meu último projeto foi a Coordenação de Relações com a Sociedade Civil no Comitê Nacional de Organização da Rio+20, junto à ONU e ao Governo brasileiro”, afirmou.

Segundo João, “nossos principais objetivos são fomentar os projetos dos artistas locais e efetivar as ações propostas no plano de governo do prefeito Zezinho Gimenez e Dr Walter Almussa para a área cultural e a implementação de programas turísticos”.

Desenvolvimento Cultural - Antônio Carlos da Costa é o Chefe do setor. Formado em Artes, é um dos idealizadores do grupo de Teatro Dalapagarapa; ator e palhaço. É coordenador do Ponto de Cultura PRAVOAR. Foi secretário executivo do Conselho Municipal de Cultura (COMUC - 2010/2011), Presidente do COMUC (abril a julho de 2012), Coordenador Geral da Unidade Gestora Local da PEC e Vereador entre 2001-2004.

Atuarána pesquisa, estudo e elaboração de políticas públicas de cultura, bem como na implementação do Sistema Municipal Cultura de Sertãozinho.

Desenvolvimento de Eventos – Igor José Rangel de Almeida é quem comanda o setor. "Nosso objetivo é desenvolver com profissionalismo os eventos do município e buscar incentivos, utilizando a Lei Rouanet como exemplo, fazendo captação de recursos com o setor privadopara a realização de projetose eventos da cidade", contou ele, que há 15 anos atua na área de produção de eventos.

Bibliotecas e do Centro Municipal de Memória – A principal função do primeiro setor é propor ações para as bibliotecas públicas municipais no sentido de torná-las mais eficiente, visando também a acessibilidade e o bem-estar do público e dos funcionários.

Já o Centro Municipal de Memória é responsável pela conservação, guarda e disponibilização para o público de fotografias, documentos, publicações, objetos, material áudio visual que compõe ou venha a compor o acervo histórico-cultural de Sertãozinho e de Cruz das Posses.

Quem coordena é Sônia Maria Sarti, cuja formação escolar é Professora, Pedagoga e Bacharel em Direito. Em sua vasta experiência, já foi Coordenadora do Centro Municipal de Memória de 2005 a 2008 e contribuiu com as seguintes obras literárias e pedagógicas: “Sertãozinho Energia, Fé e Trabalho” (2007); “O Ermitão da Glória” (2008) e “Til” (2010).

Desenvolvimento de Turismo – A Chefia ficou com Edenir Luis Belluc. Objetivo do setor? “Formular a política e estabelecer a estratégia para o desenvolvimento do turismo em Sertãozinho", respondeu ele, que é Bacharel deTurismo formadopela Universidade Paulista -UNIP de Ribeirão Preto, em 2005.

Belluc atuou como diretor municipal de Turismo de São Simão; foi professor do Centro Paula Souza no curso de Turismo Hospitalidade e Delegado da Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio, Indústria e Agricultura - ITALCAM.

Desenvolvimento de Artes – Quem está à frente é Wladimir Caetano Mendes, formado em Educação Física pelo Centro Educacional Claretiano de Batatais. É Técnico em Dança e em História da Dança. Dentre suas funções estão fomentar e coordenar o desenvolvimento artístico do município, abrangendo música, dança e teatro.

Administrativo - O Departamento conta ainda com a funcionária Rosana Claudia Saran Soldera, Gerente Administrativa. Sua responsabilidade será quanto à Organização e Desenvolvimento funcional e Financeiro do Departamento de Cultura e Turismo.

Graduada em Pedagogia Administrativa pela Faculdade São Luis, ela cursa MBA em Gestão Pública pela USP. Atuou de 2008 a 2012 como chefe de artes cênicas, música e áudio visual, responsável pelas ações do Estado de São Paulo como: Mapa Cultural Paulista, Circuito Cultural Paulista, participação em todas comissões de eventos do Departamento de Cultura e Turismo.