12 DEZ 2012
Canil Municipal realizou adoção de mais de 300 animais

Animais recebem vacinação e chip de identificação

Em 2012, mais de 300 animais foram encaminhados para um lar, através do Canil Municipal de Sertãozinho, segundo o Departamento de Proteção Animal, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente da Prefeitura de Sertãozinho. As adoções aconteceram nas feiras mensais e também em visitas feitas no próprio canil.

Na última feira de adoção, realizada no dia 8 de dezembro na Praça 21 de Abril, 8 filhotes foram adotados, sendo 5 cães e 3 gatos. Todos eles receberam a primeira dose de vacina e um microchip de identificação.

Atualmente, o departamento realiza recolhimento de animais em situações de risco, como animais doentes, fêmeas gestantes, filhotes e vítimas de maus-tratos. Após o recolhimento, estes animais recebem atendimento veterinário, são castrados e encaminhados para a adoção já microchipados.

Os chips são subcutâneos e com a nova tecnologia disponibilizada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente é possível identificar todas as informações do animal, inclusive quem o adotou. “Essa ferramenta possibilita identificarmos o animal caso ele seja abandonado e entrar com uma ação contra o proprietário por abandono”, explicou a diretora do Departamento de Proteção Animal, Marcela Dorascenzi.

A diretora ainda esclarece que o microchip pode ajudar encontrar o animal perdido, por isso é sempre muito importante informar ao departamento quando ele fugir de casa. “O telefone para contato é 3947-3218 ou 156 (Disque Prefeito)”, afirmou.

De acordo com Marcela, o departamento luta para que haja uma conscientização da população sobre posse responsável. “É importante adotar um animal de rua, mas mais importante é saber que este animal necessita de carinho, atenção, boa alimentação, cuidados com sua saúde e ser castrado para evitar crias indesejadas e uma superpopulação na cidade”, disse.

gO departamento agradece a todos que puderam contribuir com um lar para os animais recolhidos pelo Canil Municipal dando a eles uma oportunidade de vida”, falou.

A próxima feira de adoção de animais deve acontecer em janeiro de 2013, mas o Canil Municipal funciona de segunda a sexta-feira, das 13h30 às 17h. Os interessados em adotar um animal, devem comparecer munidos de RG e CPF.

O futuro proprietário passa por uma entrevista para mostra estar apto a cuidar do animal e recebe todas as instruções sobre posse responsável”, afirmou Marcela.