29 NOV 2012
Nério Costa assina convênio para implantação do Centro Dia do Idoso

A cerimônia aconteceu nesta quarta-feira no Palácio dos Bandeirantes em São Paulo

O prefeito de Sertãozinho Nério Costa assinou nesta quarta-feira (28) no Palácio dos Bandeirantes em São Paulo, o convênio com o Governo Estadual para implantação de um Centro Dia para Idosos na cidade. Durante o evento, houve também o lançamento do Selo São Paulo Amigo do Idoso. O governador Geraldo Alckmin e o secretário de Desenvolvimento Social, Rodrigo Garcia, estiveram presentes na cerimônia.

Existem hoje no Estado 20 Centros Dia em funcionamento e que atendem as famílias que precisam trabalhar fora e não têm onde deixar seus idosos nesse período. No Centro, o idoso participa de várias atividades de cultura, lazer, alimentação e cuidados com a saúde, entre outros. Ao final da tarde, estará de volta à sua casa e sem perder seus vínculos familiares.

“Era um sonho nosso trazer para Sertãozinho um local adequado para atendimento dos idosos, em que eles terão atividades e cuidados durante o dia e à noite voltam para o seu convívio”, destacou Nério.

Segundo Delvita Pereira Alves, da Diretoria Regional de Assistência e Desenvolvimento Social, o governo estadual irá liberar R$ 500 mil ao município para a construção da unidade, que atenderá 50 idosos, com idade igual ou superior a 60 anos.

A Secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania de Sertãozinho, Edna Garcia da Costa, comentou a importância desta conquista para o município. “Precisamos tratar melhor dos nossos idosos, com mais dignidade, pois eles necessitam de cuidados especiais e com certeza terão neste Centro, que possibilitará a prática de atividades, exercitando a mente. Com isso, os idosos terão uma melhor qualidade de vida e uma maior longevidade”, ressaltou a secretária.

Nos próximos dias, Nério Costa deverá discutir no processo de transição de governo com o próximo prefeito, José Alberto Gimenez, a localização da área pública que deverá ser doada ao Estado para a construção do Centro Dia do Idoso.

Segundo o último levantamento do IBGE, a população sertanezina com idade igual ou superior a 60 anos é de aproximadamente 8 mil habitantes e de acordo com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social, até 2050, a população idosa deverá representar 22% da população mundial. E pela primeira vez na história da humanidade, teremos no mundo mais idosos do que crianças.