23 NOV 2012
Prefeitura de Sertãozinho lança APL

Grande passo do projeto é a construção de um laboratório, que irá servir instituições de ensino e indústrias

Lívia Palmieri

A Prefeitura Municipal de Sertãozinho, através da Secretaria de Indústria e Comércio do município, lançou nesta quinta-feira (22) o projeto de Arranjo Produtivo Local (APL), que são aglomerações de empresas, localizadas em um mesmo território, que apresentam especialização produtiva e mantêm vínculos de articulação, integração, cooperação e aprendizagem entre si.

Esse projeto acontece em Sertãozinho, por meio da Secretaria de Indústria e Comércio, com o apoio do IFSP (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo), SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), FATEC (Faculdade de Tecnologia), CEISE-BR e CIESP. Essas parcerias proporcionam uma integração e colaboração mútua entre as indústrias dos setores sucroenergético e de metalmecânico com as instituições de ensino.

De acordo com o secretário municipal da Indústria e Comércio, Marcelo Pelegrini, o grande passo para a consolidação do projeto APL é a construção de um laboratório, que irá servir tanto as indústrias quanto as instituições de ensino. “A grande vantagem da construção deste laboratório é que ele possibilitará que as empresas façam testes de material, com baixo custo, além de possibilitar a inovação de produtos”, afirmou.

O secretário ainda acrescentou que o laboratório, além de desenvolver diversas ações, também irá aglutinar outros segmentos que estejam engajados no pólo sucroenergético.

Pelegrini disse que o Governo do Estado de São Paulo, através da Secretaria de Desenvolvimento, investiu aproximadamente R$ 300 mil na compra de equipamentos para montar a estrutura do laboratório. A Prefeitura Municipal investiu R$ 50 mil para adequar o galpão onde está instalado o laboratório.

“Resolvemos fazer o laboratório em um galpão anexo a FATEC, no pavilhão José Roberto Martinelli, dentro do parque de exposição 'Paulo Merlin'. Assim as outras instituições de ensino também poderão usufruir dos equipamentos”, explicou.