14 NOV 2012
O dia 20 de Novembro em Sertãozinho

Programação em comemoração ao dia Nacional da Consciência Negra contará com palestras, lançamento do livro “Os filhos da preta”, shows, exposição fotográfica e a segunda edição do Prêmio Aprígio de Araújo

André Marques

Em 20 de novembro comemora-se o Dia Nacional da Consciência Negra, dedicado à reflexão sobre a condição do negro na sociedade brasileira. A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. O Dia da Consciência Negra procura reviver e trazer memória a resistência do negro escravizado, desde o primeiro transporte de africanos para o solo brasileiro, relembrando os erros do passado de forma a preveni-los no futuro.

Outros temas debatidos pela comunidade negra e que ganham evidência neste dia estão relacionados a inserção do negro no mercado de trabalho e na mídia, cotas universitárias, se há discriminação por parte da polícia, identificação de etnias, moda e beleza negra.

É notório o avanço nacional das entidades juntamente com o poder publico nas políticas a favor da Comunidade Negra, mas sabemos que ainda há muito a ser conquistado.

Em Sertãozinho, no dia 30 de junho de 2010 foi aprovada a lei 5.064 que criou o Conselho Municipal da Comunidade Negra, onde voluntariamente pessoas da sociedade civil juntamente com funcionários públicos criam, elaboram e debatem a questão racial em nosso município.

De acordo com o presidente do Conselho Municipal da Comunidade Negra, Acácio Augusto Tobias, desde a sua criação o Conselho vem desenvolvendo diversas ações que vieram a contribuir para a população negra de Sertãzinho. “Realizamos diversos eventos educativos ligados ao papel do negro na sociedade, entre os quais, destaco o Encontro Regional de Lideranças Negras, que sediamos e recebemos cerca de 17 cidades e as maiores lideranças negras do país”, frisou Acácio.

O conselheiro ainda destacou que Sertãozinho recebeu a Exposição Fronteiras do Baú que trouxe para a cidade mais de 2.400 peças, incluindo cartas de alforria, documentos de compra e venda de escravos, e materiais que contam a trajetória do negro no país e no mundo. “Participamos das principais festas da cidade, colocamos stand na Festcana, realizamos o Concurso Cultural de redação com o tema “O que é Consciência Negra para Você”, acompanhamentos jurídicos para vítimas de injúria racial, palestras nas escolas da rede de ensino, faculdades e na Fundação Casa”, destacou o conselheiro.

E para celebrar o dia 20 de novembro na cidade, o Conselho Municipal da Comunidade Negra vai realizar diversas atividades:

No dia 19, a Casa da Cultura recebe o Fórum da Consciência Negra, com palestra do professor José Bento (Cucão), de Matão, sobre a história do negro no mundo.

No dia 20, ocorrerá simultaneamente três eventos no Teatro Municipal a partir das 19h. A Exposição Negro Interior, com imagens que retratam negros e negras que ajudaram na construção do interior paulista de 1.900 a 1.950, o lançamento do livro Filhos da Preta que conta a história de uma escrava raptada e transformada em escrava sexual e dá luz a dois filhos, um loiro e um negro.

Na mesma noite acontece a segunda edição do Prêmio Aprígio de Araújo, onde serão homenageados sertanezinos que se destacam nas suas áreas de trabalho ou no combate ao racismo em nosso município. Durante a entrega dos prêmios haverá apresentações culturais. A entrada é franca. Participe você também!