17 AGO 2012
Sertãozinho tem três escolas em posição de destaque no IDEB

IDEB de 2011 tem resultados positivos para a cidade

A qualidade do ensino municipal de Sertãozinho foi comprovada pelo IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), que colocou três escolas municipais entre as melhores no ranking do estado de São Paulo, divulgado na última terça-feira (14). A EMEF “Prof. José Negri” figura entre as três melhores notas do estado e a melhor da região de Ribeirão Preto.

De acordo com os dados divulgados pelo IDEB referentes ao ano 2011, os 9ºs anos de Sertãozinho conquistaram a média de nota de 5,6, ultrapassando a meta proposta para este ano, de 4,6 e, inclusive, a de 2013, que é de 5,3. Em 2009, referente à mesma série do ensino fundamental, a nota foi de 5,4.

A diretora da EMEF “Prof. José Negri”, Inês Angélica Servidoni Nogueira Cabril, afirma que ser a escola com melhor nota da região de Ribeirão Preto é resultado do comprometimento da equipe escolar e a não rotatividade de professores. “A maioria dos professores estão aqui desde que a escola abriu, em 1992”, disse.

Para a diretora da EMEF “Roberto Zanutto Desidério”, Márcia Renata do Carmo Burin ter o 9º ano da unidade entre os quatro melhores do estado, com a nota 6,3, tem um gostinho especial. “A escola nasceu em 2010 e pegamos alunos da cidade inteira. Foi um trabalho de formiguinha, pois precisamos fazer diagnósticos, sanar dificuldades e avançar alunos com potencial”, disse.

Márcia destaca ainda a integração e a dedicação da equipe, que trabalha buscando um ensino personalizado para cada aluno. “Descobrir talentos é um quesito essencial na vida do docente”, falou.

Os 5ºs anos municipais de 2011 também superaram a nota de 2009: de 5,7 subiu para 6,4, mais uma vez superando a meta de 2011, de 4,9, e também a de 2013, de 6,0.

O reflexo positivo dessa pontuação foi a classificação da EMEF “Prof. Anacleto Cruz” entre as melhores do ranking do 5º ano. Com a pontuação de 7,6, a unidade de ensino ocupa o 7º lugar entre as melhores escolas de ensino fundamental do estado de São Paulo.

A direção da escola atribui a colocação no ranking e a boa nota ao trabalho desenvolvido em grupo e à parceria entre escola, comunidade e pais de alunos. “Um está sempre ajudando o outro, discutindo os problemas, trocando ideias com professores e pais e isso é muito importante, especialmente, para alunos que estão com dificuldades”, disse a diretora da unidade, Izabel Aparecida Mari da Silva, que está na direção desde 2002.

Segundo a secretária de Educação e Culgura do município, Maria Dirma Bononi Francisco, todas as escolas municipais tiveram um acréscimo significativo no IDEB. “Isso se dá pela dedicação da administração municipal em oferecer diversos cursos de capacitação, palestras, oficinas e acompanhamento aos professores da rede”, falou.

A Rede Municipal de Ensino

A administração municipal tem a educação como uma das prioridades e, para isso, não poupa esforços em oferecer o que há de melhor para o corpo docente e para os alunos.

De acordo com a diretora do Departamento Pedagógico, Terezinha de Souza Portugal Zorzeto, a valorização que o município dá aos professores, coordenadores e diretores da rede de ensino é o ponto principal para o sucesso. “Estamos sempre acompanhando os professores para termos a certeza de que eles repassem aos alunos o que foi aprendido em cada formação”, disse.

Além disso, a rede investe muito em projetos enriquecedores, como o Centro de Recurso e Apoio Pedagógico, com psicólogos, psicopedagogos e fonoadiólogos disponíveis para trabalhar em aspéctos que interfere na aprendizagem do aluno.

Outro ponto destacado por Dirma e Terezinha é o investimento em estudos complementares. “Todas as escolas oferecem um reforço paralelo às aulas. Esse trabalho melhora o desempenho dos bons e excelentes alunos, além de ser uma ajuda aos que têm dificuldade”, explicou Terezinha.

Dirma falou também sobre as aulas de biblioteca e informática, que oferecem um conhecimento de mundo aos alunos. “Não basta apenas ensinar o básico. Precisamos enriquecer nossos alunos com cultura e isso é o diferencial de nosso ensino. Conhecimento adquirido não se perde”, falou a secretária. Atualmente a Rede Municipal de Ensino conta com 900 professores, 17 escolas e 16 mil alunos.