12 candidatos concorrem a cinco vagas para triênio 2012-2015
Serão eleitos no próximo dia 22 de julho, os cinco novos conselheiros tutelares que irão trabalhar nos próximos três anos na cidade de Sertãozinho e no distrito de Cruz das Posses.
De acordo com o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente, Celso Luís Garrefa, este ano, se inscreveram para concorrer ao cargo, 22 candidatos que participaram de uma criteriosa avaliação, contendo provas objetivas e de informática, além de uma avaliação psicológica, ficando aptos a disputar a eleição 12 candidatos.
“Os candidatos a membro do Conselho Tutelar, devem atender alguns requisitos básicos, entre eles, morar na cidade pelo menos há dois anos, estar em pleno gozo dos direitos políticos, apresentar certificado de ensino médio (2º grau), ter reconhecida e comprovada experiência de no mínimo dois anos de trabalho com crianças e adolescentes, não ser detentor de mandato eletivo, não ter antecedentes criminais”, destacou Celso.
Ainda de acordo com o presidente, a função dos conselheiros tutelares é considerada de relevância pública, e seus membros são agentes públicos. A remuneração dos conselheiros tutelares, será de R$ 1.735,00, conforme previsto previsto no artigo 50 inciso 1, da Lei Municipal 5.192/2011, equivalente a 8 horas semanais de dedicação, computados nesse valor os plantões efetuados, por um período de três anos. Os vencimentos serão reajustados, anualmente, de acordo com o índice aplicado aos vencimentos dos servidores municipais.
O conselheiro tutelar, na maioria das vezes, trabalha diretamente com pessoas em situações de crises e dificuldades. Eles têm a missão de garantir o direito de pessoas que os procuram por variados motivos, tais como problemas familiares, entre outros.
O agente deve saber ouvir, compreender, ter discernimento, visão social e gostar profundamente do que faz para receber pessoas, encaminhá-las e acompanhá-las em momentos delicados da vida.
Candidatos ao cargo de conselheiro tutelar:
1- Cláudia Regina Camargo Arce Santos
2- William da Silva Rodrigues do Amaral
3- Maria Sílvia Tomazeli Catanante
4- Hevelin Souza Mendes Garrefa
5- Heloísa Helena Rocha Moraes
6- Braz Carmona
7- Dayane Esther Oliveira Bonfim
8- Viviane Cristina David
9- Cristiane Mara Fernandes da Silva
10- Adna Ana Siqueira Teixeira
11- Bruno Leonardo Perticarrari
12- Maria Lúcia Bernazan Domingos
A eleição acontecerá em nove escolas de todo o município, que foram agrupadas por seções, no horário das 8h às 17h, as escolas seguem conforme relação abaixo:
Escolas abertas Votam nessa escola
1- Anacleto Cruz Anacleto, Semar e Renascer
2- Waldomiro Gomes Waldomiro, Furlan e Vianna
3- Cida Belini Cida Belini
4- Winston Churchil Winston Churchil e Nícia (Canaã)
5- Ferrúcio Ferrúcio, Anita e Elvira
6- Balardim Balardim, Nair Teixeira e Silvio Sarti
7- CAIC CAIC e Joaninha Gilberti
8- Cabral Cabral, Magon e José Negri
9- Isaías (Cruz das Posses) Isaías e Elydia
Todos os cidadãos eleitores do município, em dia com a Justiça Eleitoral, podem votar. Apesar de não obrigatório, trata-se de um exercício de cidadania. Cada eleitor poderá votar em um dos doze candidatos para membros titulares e cinco membros suplentes que integrarão o Conselho Tutelar.