31 MAI 2012
Aluna da EMEF “Roberto Zanutto Desidério” é premiada em concurso da ABAG/RP

Estudante ficou entre as 5 melhores em concurso de redação

Lívia Palmieri

A aluna Laura Colombo de Araújo, do 8º ano, da EMEF Prof. Roberto Zanutto Desidério, teve a redação selecionada entre as cinco melhores no concurso “Agronegócio na Escola”, promovido pela ABAG/RP (Associação Brasileira do Agronegócio da Região de Ribeirão Preto) com o tema “Agronegócio e Sustentabilidade”.

De acordo com a direção da escola, 65 escolas de 25 cidades do estado de São Paulo participaram do concurso. Como prêmio, Laura recebeu uma máquina fotográfica e o professor de geografia Fabiano Benedito Paulino, com livros, que passou toda a parte de conteúdo.

A direção e coordenação parabeniza e homenageia a aluna e seu professor pelo desempenho. A escola sente-se honrada e orgulhosa, e tem a certeza de estar no caminho certo para uma educação de excelência.

A Redação

Nosso Futuro Já Começou

Por todos os lados por onde olhamos no interior do Estado de São Paulo podemos observar os caminhos do Agronegócio, como exemplo os canaviais. A cana-de-açúcar quando colhida é distribuída por vários setores:- para a lavoura, quando replantada e para as indústrias onde será transformada em açúcar, etanol e outros derivados, que envolve o agronegócio.

O setor que envolve o agronegócio, não emprega apenas trabalhadores rurais, muitas outras pessoas com formações específicas têm seus empregos ligados a ele, desde o motorista que transporta cana-de-açúcar, os funcionários das usinas de etanol, até os frentistas que vendem no posto de combustível, por exemplo.

Nessa cadeia produtiva, tudo depende do agronegócio. Se as usinas param de produzir, não há serviço para as indústrias do setor e seus trabalhadores podem ficar desempregados.

Além do setor econômico, atualmente os vários setores ligados a cadeia produtiva do agronegócio tem se preocupado em equilibrar suas ações empresariais com os cuidados com o meio ambiente, preservando suas nascentes de água, gerando energia limpa, além de reutilizar “restos” de produção como fonte de adubo ou fonte de energia.

Isso é o agronegócio gerando riquezas, empregos e preocupações com as questões ambientais do planeta, ou seja, uma harmoniosa e sustentável interdependência.