31 MAI 2012
Prefeitura de Sertãozinho presta contas do 1º quadrimestre de 2012

Período marcado por muitas obras e ótimo investimento nas áreas de saúde e educação

Lívia Palmieri

A Prefeitura Municipal de Sertãozinho prestou contas à população em uma audiência na última quarta-feira (30), na Câmara Municipal da cidade, referente ao primeiro quadrimestre de 2012. Membros da sociedade civil e autoridades municipais estiveram presentes para conferir a transparência com a qual a atual administração trabalha pela população sertanezina.

Somando as receitas e as despesas dos meses janeiro, fevereiro, março e abril, a Prefeitura Municipal, o Sertprev e o Saemas tiveram um superávit de aproximadamente R$ 5 milhões, mantendo o alto padrão de investimento nas áreas da Saúde e Educação.

As Emendas Constitucionais nºs 14 e 29 determinam, respectivamente, uma aplicação de 25% na Educação e 15% na Saúde. Apesar da receita municipal no primeiro quadrimestre ser maior em relação aos demais devido ao recolhimento de IPTU e IPVA, a prefeitura investiu além do que o previsto por lei.

O município aplicou aproximadamente R$ 15 milhões em Saúde, (24,62% da receita tributária) e R$ 15,6 milhões em Educação (25,76% da receita tributária). De acordo com o prefeito Nério Costa, o investimento neste quadrimestre poderia ser menor, pois, como a receita é melhor, seria recuperado até o final do ano e a administração cumpriria a aplicação obrigatória durante o exercício.

“Esse investimento superior ao determinado pelas emendas é apenas um reflexo da preocupação do executivo em relação aos dois pilares mais importantes para a consolidação de uma sociedade”, afirmou o prefeito.

Além dos investimentos, a administração entregou importantes obras neste período, entre elas, a reforma do prédio da Secretaria de Meio Ambiente, reforma do estádio municipal “Frederico Dalmazo”, execução de trechos de galerias de água pluvial, construção da EMEF “Maria Neli Mussa Tonielo” e o Canil de Adoção Municipal.

Na reunião, o prefeito ainda apresentou as obras que devem ser entregues neste ano. A população pode esperar pela conclusão da Câmara Municipal, a Delegacia Seccional de Polícia, os pórticos de entrada de Sertãozinho e Cruz das Posses e Parque Ambiental e Turístico de acesso ao Cristo Redentor.

A conclusão do Almoxarifado Central, uma obra que, com recursos municipais, trará uma economia de aproximadamente 30% com despesas e compra de material, uma vez que tudo o que entrar e sair do pavilhão será informatizado. “Terei acesso a essas informações no gabinete e acompanharei com atenção todo o processo de entrada e saída de materiais”, falou o prefeito.

O prefeito também falou sobre as obras de infraestrutura da rua Barão do Rio Branco. “Deu transtorno, mas estamos em fase de conclusão. Neste sábado, a partir das 14h30, a rua será recapeada com granito e quartzo. Essa tecnologia possibilitará um ganho de 20% na iluminação da rua, uma vez que, ao longo do tempo, o asfalto vai clareando”, explicou.

A prefeitura também está agilizando a construção de três novas creches municipais, uma no Distrito de Cruz das Posses, e outras duas em Sertãozinho, nos bairros Jardim Porto Seguro e Jardim Santa Rosa. “Serão unidades de ensino com padrão FNDE, totalmente modernizadas e pronta para atender a população”, falou Nério.