18 MAI 2012
CREAS promove caminhada contra violência de crianças e adolescentes

Evento idealizado pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania

aconteceu em Sertãozinho e Cruz das Posses

Lívia Palmieri

As ruas Barão do Rio Branco e Aprígio de Araújo foram tomadas por pessoas que participaram da caminhada em protesto contra a violência, abuso e exploração de crianças e adolescentes. O evento realizado na manhã desta sexta-feira (18) foi promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, através do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS). A caminhada também aconteceu no distrito Cruz das Posses, no período da tarde.

Dia 18 de maio é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes e a Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania promoveu este evento para conscientizar e mostrar à população a importância de denunciar esse tipo de crime.

Em 2012 a forma que os profissionais ligados à área social optaram foi a caminhada e a apresentação de um teatro de fantoches sobre o abuso sexual infantil. “Tenho comigo a frase do filósofo Jean Paul Sartre 'A violência, seja qual for a maneira como ela se manifesta, é sempre uma derrota.', por isso, vamos estimular a denúncia para romper esse processo”, disse Edna Garcia da Costa, secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania e primeira-dama.

O prefeito Nério Costa esteve presente e deu a largada para o protesto. “Somos algumas andorinhas lutando por uma sociedade mais consciente e justa. Vamos oferecer muito carinho para nossas crianças e adolescentes para que possam ser adultos saudáveis de corpo e mente”, falou o prefeito.

CREAS

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social existem em Sertãozinho desde 2008, mas apenas em 2009, na administração do prefeito Nério Costa, começou atuar com uma equipe completa.

“Hoje nossa equipe conta com cinco assistentes sociais, seis psicólogas, dois educadores sociais e uma advogada”, falou a coordenadora do CREAS de Sertãozinho, Marcela Farjani.

O objetivo de manter um centro como este é oferecer para a população um atendimento especializado. “O CREAS não atende apenas crianças e adolescentes. Nós trabalhamos com toda a família”, explicou Edna.

As vítimas e suas famílias recebem um atendimento personalizado dos profissionais do centro. São disponibilizados atendimentos individuais, familiares, visitas domiciliares e todo acolhimento e apoio possível.

Segundo Edna, as profissionais do CREAS passam por diversos cursos de capacitação, além de receber todo apoio da secretaria para realizar um trabalho de qualidade com cada vítima.