23 ABR 2012
Prefeitura promove Encontro dos “Boinas Pretas”

Evento reuniu antigos e atuais combatentes do Exército Nacional

Lívia Palmieri

Aconteceu, no último final de semana, o 2º Encontro dos Boinas Pretas, na Praça 21 de Abril, em Sertãozinho. O prefeito Nério Costa recebeu antigos e atuais combatentes do Exército Nacional que se reuniram com o propósito de trocar experiências e rever amigos.

Parte da estrutura do 13º Regimento de Cavalaria Mecanizado de Pirassununga permaneceu exposta na praça para visitação do público no sábado (21) e na manhã de domingo (22). Soldados explicaram como é a vida militar e auxiliaram pessoas com interesse de conhecer o interior dos tanques de guerra e carros oficiais.

Para Alexandre Gonçalves, o soldado G Pereira 383, de 37 anos, ser um Boina Preta é muito gratificante. “A princípio fui obrigado a servir ao Exército, mas depois a experiência foi muito boa, pois fiz amizades e aprendi muito”, afirmou. Gonçalves serviu à pátria em 1995 por um ano e quatro meses.

Um painel com fotos dos combatentes sertanezinos ficou exposto, inclusive com imagens do prefeito Nério Costa, que serviu ao exército em 1982. “Nosso patriotismo e civismo jamais serão esquecidos. Essas pessoas que estão aqui dedicaram parte de sua vida para a nossa pátria. É com muito orgulho que recebemos os soltados do Exército Brasileiro em nossa cidade”, disse o prefeito na abertura do evento.

O canil da Polícia Militar fez uma apresentação para o público. Quatro cães encantaram a todos com uma demonstração de obediência e esperteza. O Corpo de Bombeiros também marcou presença no encontro com exposição de diversos materiais de salvamento.

A Secretaria de Meio Ambiente em parceria com a Associação de Proteção aos Animais, montou uma feira e 17 filhotes de cães e gatos foram adotados. Além disso, os interessados puderam se divertir com o jogo “Pegadas da Natureza”, desenvolvido pela Escola de Educação Ambiental.

Boina Preta

No Brasil, o título de honraria foi instituído em 1979 para o uso das tropas blindadas e mecanizadas, mas teve origem em 1924 e era usada pelas forças blindadas inglesas, uma vez que era macia, maleável e tornava menos visível as manchas de óleo e graxa.

Atualmente, recebem a Boina Preta os recrutas que alcançarem um nível de preparação básica nas instruções militares.