20 ABR 2012
Secretaria de Meio Ambiente lança Selo Verde para Empresas

Selo certificará empresas ambientalmente sustentáveis

Lívia Palmieri

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Sertãozinho lançou o “Selo Verde para Empresas Ambientalmente Sustentáveis” na noite desta quinta-feira (19) em um encontro no Centro Empresarial Zanini, com a presença do prefeito Nério Costa, do Secretário Municipal de Meio Ambiente, Carlos Alberto Sarni, autoridades municipais e empresários.

De acordo com o idealizador do projeto, Sebastião Macedo Pereira, ex-secretário de Meio Ambiente, este selo tem como ideia buscar a melhoria de indústrias e consequentemente do município na questão ambiental. “O selo será um instrumento de certificação de que a empresa tem iniciativas ambientalmente sustentáveis”, disse.

Pereira afirma que os três principais objetivos do Selo Verde é apontar para as empresas suas responsabilidades com o meio ambiente, propor práticas calcadas em valores de preservação, além de ser uma forma de o município valorizar e incentivar empresas ambientalmente corretas.

“A valorização dessas questões é de fundamental importância, pois é um exercício de respeito a sociedade e a preservação do nosso planeta”, pontuou o prefeito Nério Costa.

Para Carlos Alberto Sarni, o Tourinho, o Selo Verde fará com que as empresas melhorem suas atividades ambientais e com isso, a qualidade de vida da população. “Espero que ao longo do tempo esse tipo de certificação seja implantada em todo o país”, falou.

Sobre o Selo Verde para Empresas Ambientalmente Sustentáveis

Para conquistar o título de uma empresa ambientalmente sustentável é necessário atingir um mínimo de 70 pontos nos seguintes quesitos:

• Tratamento ou destinação adequada de resíduos industriais (até 20 pontos);
  • Política interna de coleta seletiva de resíduos (até 15 pontos);
  • Controle de poluição de ar (até 10 pontos);
  • Controle de poluição sonora (até 10 pontos);
  • Plano de gerenciamento de resíduos sólidos (até 10 pontos);
  • Apoio a entidades que trabalham em defesa do meio ambiente (até 10 pontos);
  • Ações de educação ambiental junto a colaboradores, clientes e fornecedores (até 5 pontos);

• Iniciativa de apoio a arborização e produção de mudas no município (até 5 pontos);
  • Existência de profissional responsável pelo controle ambiental (até 5 pontos);
  • Reutilização de água pluvial (até 5 pontos)

As empresas interessadas em aquirir essa certificação precisam demonstrar interesse na Secretaria de Meio Ambiente, que disponibilizará um formulário para ser preenchido. Depois, um técnico da secretaria fará uma visita à empresa para comprovar a veracidade dos dados.

A avaliação é responsabilidade de uma comissão formada pelo secretário de Meio Ambiente e pelos diretores dos departamentos ambiental, de preservação e conservação ambiental e de resíduos sólidos. A Secretaria deverá certificar as primeiras empresas na durante a Semana do Meio Ambiente, que acontece em junho deste ano.