13 ABR 2012
Sertãozinho terá “Praça de Exercício do Idoso”

Idosos poderão fazer exercícios sem ajuda de profissionais

Lívia Palmieri

A Prefeitura Municipal de Sertãozinho vai instalar aparelhos de ginástica na Praça Osvaldo Rossanez para torná-la a “Praça de Exercício do Idoso”, projeto do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp), implantado na cidade, através de parceira com o Fundo de Solidariedade de Sertãozinho. Essa praça fica localizada em frente ao Centro de Convivência do Idoso, no Alto da Semar.

Os aparelhos foram projetados para que os idosos pudessem realizar exercícios sem a presença de um profissional e que isso fosse feito de modo seguro. O objetivo do investimento nesses equipamentos é fazer com que haja uma melhoria do equilíbrio, fortalecendo a musculatura dos membros inferiores e da amplitude articular.

Atividades

De acordo com informações do Fussesp, a “Praça de Exercícios do Idoso” é composta por cinco estações com placas autoexplicativas sobre a realização segura dos exercícios de prevenção.

Estação Barras Paralelas: Facilita a marcha e melhora o equilíbrio.

Estação Senta-Levanta: Fortalece os membros inferiores e facilita o deslocamento.

Estação Rampa-Escada: Aumenta a independência para atividades de vida diária e facilita o deslocamento.

Estação Ergometria: Melhora a flexibilidade e o movimento das articulações das pernas.

Estação Placa Giratória: Melhora a flexibilidade e o movimento do punho e do antebraço.

Estação Escada para Dedos: Melhora/mantém a mobilidade dos ombros e a extensão do braço.

“A implantação desses equipamentos tornará a praça um ambiente a mais para estimular a participação e socialização da população idosa no município”, disse a secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania de Sertãozinho, Edna Garcia da Costa.