11 ABR 2012
Aterro Sanitário de Sertãozinho recebe nota 10 em avaliação da CETESB

Pelo terceiro ano consecutivo a cidade recebe a nota máxima da agência ligada à Secretaria de Meio Ambiente do estado de São Paulo

André Marques

O Aterro Sanitário de Sertãozinho recebeu nota 10 em avaliação realizada pela Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (CETESB), ligada a Secretaria de Meio Ambiente do governo paulista. Os dados foram divulgados na última segunda-feira (9) e leva em consideração as verificações periódicas feitas por agentes ambientais.

Essa nota obtida pela cidade, reflete as condições ambientais dos sistemas de tratamento e disposição final dos resíduos sólidos domiciliares nos 645 municípios paulistas. As informações coletadas pelos técnicos ambientais da CETESB são processadas a partir de um questionário padronizado subdividido em três categorias, que analisam os quesitos locacionais, estruturais e operacionais.

A partir destes dados é possível expressar as condições ambientais dos locais de tratamento e a disposição dos resíduos coletados em cada município utilizando os índices de Qualidade de Aterro de Resíduos (IQR), Qualidade de Aterro de Resíduos de Vala (IQR-Valas) e de Qualidade de Usinas de Compostagem (IQC).

Para o secretário do Meio Ambiente de Sertãozinho, Carlos Roberto Sarni, o Tourinho, esta melhoria nas condições ambientais obtidas pela cidade nos últimos três anos deve-se, em grande parte às ações da administração que tem investido em políticas e ações públicas de gestão ambiental. “Sertãozinho é uma das poucas cidades da região que recebeu nota 10 na avaliação do órgão estadual, isso demonstra que a administração municipal trata a questão ambiental como prioridade”, destacou Tourinho.

Recentemente, Sertãozinho foi classificada e premiada pelo governo estadual com o selo “Município Verde Azul”, onde são avaliadas diretivas relacionadas à ações nas áreas de tratamento de esgoto, coleta de lixo, recuperação de mata ciliar, arborização urbana, educação ambiental, habitação sustentável, uso de água, poluição do ar, estrutura ambiental e conselho de meio ambiente. Dos 645 municípios do estado de São Paulo, apenas 485 participaram da avaliação, respondendo ao questionário do orgão. Ao todo 158 municípios foram certificados. Sertãozinho ficou em 45º lugar, com a nota 88,36.

Diante desta classificação, o governo estadual irá destinar recursos financeiros para os primeiros 50 municípios com verbas do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição (FECOP), que visa apoiar a execução de projetos relacionados ao controle preservação e melhoria das condições ambientais no estado de São Paulo.