04 ABR 2012
Prefeitura inaugura Canil de Adoção e Viveiro de Mudas

Projetos de Secretaria de Meio Ambiente foram desenvolvidos em nome da defesa dos animais e do meio ambiente

Lívia Palmieri

A Prefeitura Municipal de Sertãozinho entregou importantes obras na manhã desta quarta-feira (04): o Canil de Adoção e o Viveiro de Mudas, ambos projetos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

“Fico muito satisfeito em ter uma equipe unida que trabalha em defesa dos animais e do meio ambiente”, pontua o prefeito Nério Costa.

A construção do canil teve início em junho de 2011 e foi investido aproximadamente R$ 394 mil na construção de um espaço com capacidade para abrigar cerca de 60 cães de porte médio. Na estrega do espaço destinado à cães em situação de risco estiveram presentes autoridades municipais, entre elas vereadores, secretários e representantes de associações de defesa dos animais.

“O Nério vai entrar para a história como um prefeito que abraçou a causa dos animais”, declara o representante da associação de proteção e defesa dos animais de Sertãozinho, Dr. João Caldin.

No espaço foi construído seis salas grandes para animais sociáveis, outras cinco salas para atender animais que precisam de isolamento, além de salas de atendimento, estoque de ração, banho e tosa e sanitário.

“É importante ressaltar que este canil é de adoção e será feito um trabalho de cadastramento, castração e conscientização da população”, explica o então secretário Municipal de Meio Ambiente, Sebastião Macedo Pereira.

O veterinário Rodolfo Milani será responsável pelo processo de adoção, além de conduzir cirurgias de castração, feitas no próprio canil. “O período de atendimento ao público que se interessar em adotar um cão é de segunda a sexta-feira, das 14h às 17h”, diz.

Para o prefeito Nério Costa, a construção de uma casa para os cães em situação de risco é uma questão de cidadania. “Esses animais vieram da mão de Deus para alegrar nossas vidas e nada mais justo do que oferecer um local para que eles possam ser tratados com dignidade”, fala.

Viveiro de Mudas

O local foi construído para produção de mudas nativas, que é feita através de coleta de sementes em avenidas e matas da região. A capacidade deste viveiro é para 30 mil mudas.

Um dos principais objetivos do projeto é doar essas mudas para os munícipes. “Os interessados precisam procurar a Central de Atendimento ao Cidadão. Depois de fazer uma solicitação, serão encaminhados ao viveiro para buscar sua muda”, explica José Osvaldo Capelotto.

“Com o Viveiro de Mudas, a nossa finalidade é fornecer mudas para o cidadão, além de contribuir com o reflorestamento da cidade”, diz Nério.