03 ABR 2012
GCM comemora 50 anos em grande estilo

Evento aconteceu no Clube Literário Recreativo Sertanezino

Lívia Palmieri

A Guarda Civil Municipal de Sertãozinho comemorou 50 anos na sexta-feira (30). Em comemoração ao Jubileu de Ouro da GCM, o Clube Literário Recreativo Sertanezino recebeu diversas autoridades municipais, além de membros da Guarda e convidados.

A Prefeitura de Sertãozinho reconheceu o trabalho desenvolvido pela GCM no município e homenageou os funcionários da corporação, com certificado, chaveiro e botton. Em seguida, foi servido um jantar dançante de confraternização.

Atualmente, Guarda Civil Municipal de Sertãozinho possui 180 guardas civis, sendo que 23 são mulheres, todos munidos com colete a prova de balas e trabalham armados, protegendo a população, desde a sua criação. A fronta conta com 25 viaturas.

Em seu discurso, o comandante da Guarda Civil Municipal de Sertãozinho, Umberto Coelho da Silva, disse que um dos desejos do prefeito Nério Costa era que a Guarda fosse mais humanizada. “Hoje a população sertanezina já enxerga a GCM com outros olhos”, disse Coelho.

Durante a cerimônia foram chamados para fazer o uso da palavra três membros representando todos os guardas: os novatos, as mulheres e os veteranos aposentados. “Fui Guarda Municipal durante 23 anos e 8 meses. A guarda é a minha segunda casa”, declara o GCM aposentado, José Delboni Filho.

Segundo o prefeito Nério Costa, a nossa guarda é respeitada em toda a região. “A GCM é motivo de orgulho na região e em todo o estado. No dia que fui receber o prêmio de “Prefeito Empreendedor”, em São Paulo, quatro prefeitos vieram me parabenizar pela nossa guarda, o que me deixou muito lisonjeado”, discursou Nério.

O secretário de Governo, José André Roberto Mazer, também demonstrou toda a sua felicidade em poder comemorar as conquistas da guarda. “Em 1995, tive a satisfação de fazer um requerimento e pedir a entrada da mulher na corporação. É uma grande glória que me enche de orgulho e emoção”, diz o secretário que deixou uma mensagem para os guardas. “A farda da guarda não é uma roupa que se põe e tira, a farda azul é uma segunda pele que adere e abraça o coração de cada um deles.”

Sobre a GCM

Entre os trabalhos desenvolvidos estão: Proteção dos bens, serviços e instalações públicas, Patrulhamento das ruas de nossa cidade com vistas a proteção do cidadão sertanezino. Dentre as suas várias funções também está o apoio às Polícias Civil e Militar no combate a criminalidade e ao tráfico de entorpecentes.

“Em 2011 nós batemos o recorde em apreensão de entorpecentes em uma ocorrência, com 25 kg. Este ano, atendemos uma ocorrência que envolvia R$ 2 milhões. Para quem é policia, isso é um sonho de consumo”, diz o comandante da guarda.

Também são funções a fiscalização em estabelecimentos comerciais, fiscalização de trânsito; patrulhamento nas escolas municipais e estaduais. Além de dar apoio a todos os Departamentos e Secretárias Municipais, ainda assim auxilia os necessitados para o bem-estar da população sertanezina, e também do Distrito de Cruz das Posses.