03 ABR 2012
Sertãozinho recebe selo “Município Verde Azul” pela primeira vez

Prêmio é oferecido aos municípios que praticam ações ambientais

Lívia Palmieri

Sertãozinho recebeu pela primeira vez o selo “Município Verde Azul”, certificado concedido pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente desde 2007 às cidades que realizaram projetos na área ambiental. A notícia foi divulgada durante a inauguração do prédio da Secretaria de Meio Ambiente, nesta terça-feira (03).

Dos 645 municípios do estado de São Paulo que participaram, 485 enviaram informações e foram avaliadas. Ao todo 158 foram certificados. Sertãozinho ficou em 45 lugar, com a nota 88,36.

“Vale a pena investir em meio ambiente. Lanço um desafio: temos que figurar entre os 10 primeiros no próximo ano”, disse Macedo, incentivando Carlos Roberto Sarni, o Torinho, que assume a pasta nesta semana.

O prefeito Nério Costa recebeu o troféu das mãos de Sebastião Macedo. “Fico muito feliz com os resultados que estamos conquistando. Isso é fruto de muito trabalho, conscientizando a população e realizando ações que surtam efeito”, completa Nério.

“A posição em que Sertãozinho ficou garante ao município a prioridade na captação de recursos junto à Secretaria de Estado do Meio Ambiente, por meio do Fecop (Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição)”, afirma Pereira.

Avaliação

Os municípios recebem uma nota ambiental, que avalia o seu desempenho em dez diretivas que regem o Programa Município Verde Azul. Foram avaliadas ações nas áreas: esgoto tratado, lixo, recuperação da mata ciliar, arborização urbana, educação ambiental, habitação sustentável, uso da água, poluição do ar, estrutura ambiental e conselho de meio ambiente.

Município Verde Azul

Lançado em junho de 2007, o Município Verde Azul tem como principal proposta descentralizar a agenda ambiental paulista, considerando que a base da sociedade está nos municípios. Em 2008, na divulgação do primeiro ranking, 44 municípios alcançaram nota igual ou superior a 80. Em 2009, foram 168. Já, em 2010, 144 municípios receberam a certificação.

Secretaria de Meio Ambiente

A inauguração da sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente aconteceu nesta terça-feira. Um imóvel da Secretaria Municipal de Obras foi reformado e ampliado. A obra teve início em maio de 2011 e o investimento foi de aproximadamente R$ 257 mil, mais R$ 46 mil em mobiliários.

“O trabalho desta secretaria é bem maior do que apenas plantar e podar árvores. Envolve o ser humano e, junto com a Secretaria de Educação e Cultura, está em contato com os jovens, incutindo em seu dia a dia a importância de ser uma pessoa ecologicamente correta”, pontua o prefeito.

Além da recepção e sanitários, o prédio tem salas de atendimento, de diretores, de técnicos, de reunião e de secretário.

A Secretaria de Meio Ambiente permanece na avenida Nossa Senhora Aparecida, 1803 – São João.