29 MAR 2012
Prefeitura firma convênio com APAE para equoterapia

O acordo é válido por 9 meses e durante este período serão investidos R$ 81 mil

Lívia Palmieri

A partir do dia 2 de abril, 30 alunos da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Sertãozinho, poderão realizar gratuitamente tratamento de equoterapia. Essa conquista é resultado de um convênio que a entidade firmou com a Prefeitura Municipal em março deste ano.

A prefeitura irá investir R$ R$ 81 mil, sendo R$ 9 mil por mês durante o acordo válido até dezembro. O valor será destinado para custear a equipe multidisciplinar da escola de equitação do Vassoural, em Pontal, e no Rancho São Lázaro, no distrito de Cruz das Posses, onde os alunos serão encaminhados para o tratamento.

De acordo com a presidente da APAE de Sertãozinho, Wilma Luzia Terezinha Sicchieri, esse convênio é muito importante para a entidade. “A APAE tem uma parceria com a Vassoural desde 2004 e os alunos participavam do tratamento custeados por padrinhos”, explica. O convênio assinado com a prefeitura irá possibilitar que outros excepcionais, que não estejam matriculados na APAE, também possam participar do tratamento.

Atualmente, a APAE atende 275 alunos que, segundo Wilma, irão passar por uma triagem médica que irá julgar quais são as pessoas aptas para o tratamento, afim de que a equoterapia acrescente na melhora.

“Esse tratamento é de grande importância especialmente para crianças que tem pouco equilíbrio e ajuda também na questão da hiperatividade”, diz. Wilma acrescenta que os resultados do tratamento aparecem a médio e longo prazo, portanto é preciso paciência.

O tratamento

A equoterapia utiliza o cavalo para unir em um só tratamento saúde, educação e equitação. Essa ideia de interdisciplinaridade ajuda o desenvolvimento biopsicossocial das pessoas com necessidades especiais.