26 MAR 2012
Prefeitura de Sertãozinho lançará ‘Selo Verde’ para empresas ambientalmente sustentáveis

A Prefeitura Municipal de Sertãozinho, através da Secretaria de Meio Ambiente, lançará oficialmente no próximo dia 19 de abril no auditório do Centro Empresarial Zanini, o Programa Selo Verde que certificará as empresas industriais que utilizam de práticas produtivas e de gestão com sustentabilidade socioambiental.

Nesta última segunda feira (19/03) o Secretario de Meio Ambiente Sebastião Macedo, a Diretora do Departamento Técnico Ambiental Marcela Dorascenzi e Janaína Calor, gerente executiva do CEISE Br, reuniram-se para firmar parceria na divulgação deste tão importante prêmio que será outorgado às empresas de nossos município que solicitarem avaliação da Secretaria de Meio Ambiente.

Segundo o Secretario de Meio Ambiente Tião Macedo, a implantação do Selo Verde “Empresa Ambientalmente Sustentável” tem como finalidade apontar para o setor produtivo responsabilidades no que diz respeito aos problemas ambientais, propor atitudes e práticas comportamentais fundamentadas em valores que tenham como referência a preservação do meio ambiente, valorizar e incentivar as empresas que praticam ações que promovam a sustentabilidade socioambiental.

Afirmou ainda que a implantação deste prêmio auxiliará as empresas que necessitam comprovar praticas ambientalmente sustentáveis de produção para assinatura de contratos de vendas no mercado externo e também no mercado interno.

Serão certificadas com o “Selo Verde Empresa Ambientalmente Sustentável” as empresas que obtiverem pontuação igual ou superior a 70 pontos na avaliação nos seguintes quesitos:

I – Tratamento e/ou destinação adequada dos resíduos industriais (pontuação máxima – 20 pontos)

II – Política interna de coleta seletiva de resíduos (pontuação máxima – 15 pontos)

III – Controle de poluição de ar (pontuação máxima – 10 pontos)

IV – Controle de poluição sonora (pontuação máxima – 10 pontos)

V – Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (pontuação máxima – 10 pontos)

VI – Apoio a entidades (ONG's, associações, institutos, etc.) que trabalhem na defesa do meio ambiente (pontuação máxima – 10 pontos)

VII – Ações de educação ambiental junto a colaboradores, clientes e fornecedores (pontuação máxima – 10 pontos)

VIII – Iniciativas de apoio a arborização e produção de mudas no município (pontuação máxima – 5 pontos)

IX – Existência de profissional responsável pelo controle ambiental (pontuação máxima – 5 pontos)

X – Reutilização de água pluvial (pontuação máxima – 5 pontos).

A Secretaria de Meio Ambiente espera certificar as primeiras empresas com Selo Verde na Semana de Meio Ambiente em junho deste ano.