A cerimônia contou com a participação do prefeito Nério Costa e do secretário de Emprego e Relações do Trabalho do Estado de São Paulo, Davi Zaia, entre outras autoridades
Ana Maria Pena
O prefeito Nério Costa acompanhou nesta quarta-feira (18), o secretário de Emprego e Relações do Trabalho do Estado de São Paulo, Davi Zaia, na entrega dos certificados aos concluintes dos Cursos de Formação Continuada do programa Via Rápida Emprego, oferecidos através do PEQ - Programa Estadual de Qualificação Profissional, uma parceria entre a SERT - Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Estado de São Paulo, az Secretaria Municipal de Indústria e Comércio, por meio do PAT - Posto de atendimento ao Trabalhador, SENAI-SP- Centro de Treinamento SENAI “Ettore Zanini” e FATEC - Faculdade de Tecnologia de Sertãozinho.
Foram entregues 96 certificados aos alunos dos cursos de eletricista instalador, planificação e traçagem de caldeiraria, pedreiro assentador e revestidor, informática básica, soldador básico, alimentador de produção e produção de açúcar e álcool. O objetivo é qualificar o aluno para aumentar suas chances de inserção no mercado de trabalho.
Durante o curso os alunos receberam auxílio-transporte, lanche e material didático e, desde 2009, foi implantada bolsa-auxílio de R$ 210 mensais por até três meses (duração do curso). Para contar com a bolsa, o aluno não pode receber seguro-desemprego nem benefícios da Previdência Social.
O curso é voltado, prioritariamente, para quem está desempregado, tem entre 30 e 59 anos e não concluiu o ensino fundamental. Segundo o PEQ, esta é a faixa populacional que tem mais dificuldade em encontrar emprego.
O prefeito Nério Costa falou sobre a importância dessas parcerias. “O aprendizado é essencial na vida das pessoas e com as parcerias realizadas entre o estado e a prefeitura conseguimos oferecer programas e cursos gratuitos de muita qualidade. Os jovens não podem perdem esta oportunidade”.
De acordo com o secretário Davi Zaia, uma das metas do governador Geraldo Alckmin é investir na qualificação dos trabalhadores. “Estamos investindo em cursos profissionalizantes para a valorização dos trabalhadores e também para uma transformação em suas vidas. Espero que os formandos continuem se dedicando e que esses cursos sejam apenas o primeiro passo para uma carreira de sucesso”, afirmou Zaia.
Também participaram do evento o secretário de Indústria e Comércio, Marcelo Pelegrini, os diretores do Centro de Treinamento do SENAI e da FATEC, professor Luiz Zambon Neto e o professor José Roberto Garbin, o empresário Antônio Toniello, o presidente do CeiseBr, Adézio Marques, a diretora do PAT, Rose Moré, vereadores e assessores municipais, formandos, entre outros.