O SAMU – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência começa a operar em Sertãozinho na próxima segunda-feira, dia 9, atendendo casos de urgência e emergência. Para acioná-lo, basta ligar 192.
O serviço compreende o trabalho de duas unidades de suporte básico (que vão atuar somente dentro do município) e uma unidade de suporte avançado (que vai atuar na região, caso necessite de suporte). Ao todo, são 40 pessoas envolvidas, entre médicos, enfermeiros, técnicos, motoristas e atendentes.
Inicialmente, as viaturas do SAMU terão como sede o mesmo pátio onde ficam as ambulâncias do município. Segundo o secretário de Saúde, Jorge Fernando Furtado, as obras da nova sede do SAMU, que fica anexa à UPA – Unidade de Pronto Atendimento, no Jardim Grande Aliança, estão em fase de conclusão. “Dentro de, mais ou menos, 15 dias, o SAMU já estará com sua sede própria”, afirmou Furtado.
O SAMU vai contar com um atendimento diferenciado, com profissionais altamente capacitados para atender apenas urgências e emergências. Outras necessidades deverão ser requisitadas ao serviço de Ambulâncias, pelo telefone 3945 6482. Ou se a necessidade for apenas de remoção, o usuário deverá continuar utilizando o “Leva e Traz da Saúde”.
Para chamar o SAMU, a população deverá ligar para o número 192, onde funciona a Central de Regulação.