O curso preparatório atende a resolução do Contran, que visa capacitar os condutores de motos quanto à educação e segurança no trânsito
André Marques
A Prefeitura, através da Secretaria de Indústria e Comércio, PAT - Posto de Atendimento ao Trabalhador e Comissão Municipal de Emprego - CME, em parceria com a Secretaria de Emprego e Relações do Trabalho e Detran – Departamento Nacional de Trânsito, está oferecendo curso de capacitação para os condutores que exercem a profissão de motofretista na cidade.
O prefeito Nério Costa recebeu a notícia de que a cidade receberia o curso através do coordenador de Políticas de Emprego e Renda do governo do estado, José Roberto Fukumaru, que esteve na sexta-feira (19), visitando a cidade. “Sertãozinho é uma das cidades que mais tem cursos de qualificação profissional da região. Aqui oferecemos para a nossa população diversos cursos em parceria com os governos estadual e federal”, frisou Nério.
De acordo com o coordenador, esse curso é uma condição para que seja permitido o exercício da profissão no Brasil, desde o ano passado com a aprovação da Resolução nº 350/2010, do Conselho Nacional de Trânsito - Contran. “Atendendo a determinação do Contran que, em julho do ano passado regulamentou a profissão, estamos oferecendo o curso de qualificação e capacitação dos motofretistas, na cidade que já possui a regulamentação legal do serviço”, citou Roberto.
O secretário de Indústria e Comércio, Marcelo Pelegrini, destacou que o curso tem carga horária de 30 horas, sendo que 20 horas serão de educação e segurança no trânsito, legislação específica da profissão, direção defensiva, técnicas de pilotagem segura, cidadania e primeiro socorros e 10 horas práticas de pilotagem profissional. “Para ser aprovado no curso especializado, o condutor deverá ter 100% de frequência e ser aprovado com 70% da avaliação”, frisou Marcelo.
As aulas serão ministradas no SEST/SENAT (Serviço Social do Transporte/ Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte), em Ribeirão Preto e os interessados devem entrar em contato com o Posto de Atendimento ao Trabalhador de Sertãozinho, localizado na rua Epitácio Pessoa, 1429 ou pelos telefones 3942-2401 ou 39423566, das 8h as 17h.
Para matrícula o candidato deverá preencher os seguintes requisitos:
Ter completado 21 anos.
Estar habilitado, no mínimo, há 2 anos na categoria “A”.
Não estar cumprindo pena de suspensão do direito de dirigir, cassação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), decorrente de crime de trânsito, bem como estar impedido judicialmente de exercer seus direitos.
1 foto 2×2 colorida e recente.
Cópia simples da CNH aumentada em 30%.
Certidão de Prontuário DETRAN para fins trabalhistas original; (Retirar na Ciretran da cidade onde foi emitida a CNH ou no Poupatempo.
Certidão de Distribuição Criminal original retirada no Fórum – (Da cidade de emissão da CNH).
OBS:Caso haja processo na Certidão de Distribuição Criminal, solicitar junto ao fórum – Certidão de Objeto e Pé.