Com limpeza adequada, manutenção constante e policiamento, a administração de Sertãozinho quer mais conforto e segurança para os visitantes dos cemitérios
Patrícia Pinto
Os cemitérios são patrimônios públicos, por isso a Prefeitura de Sertãozinho vem investindo recursos a cada ano. No último dia 02 de novembro por exemplo, dia de Finados, foram colocados à disposição dos visitantes uma UTI-móvel, para aferição da pressão arterial, agentes de controle de vetores para informar a população sobre como proceder em dias de visitação aos túmulos e uma série de outras ações.
A Secretaria de Saúde, por meio dos agentes, explicou para os visitantes, como combater a dengue dentro do cemitério, como por exemplo furar na parte de baixo os vasos plásticos, e não colocar nos túmulos flores artificiais em formato de cones, como os copos de leite, tudo isso para não juntar água.
A Prefeitura de Sertãozinho também investe na limpeza, manutenção e reforma das áreas comuns dos cemitérios, bem como do velório municipal, visando aumentar o conforto, acessibilidade e índice de visitação deste lugar que nos remete à saudades dos nossos antepassados.
Segundo José Adilson dos Santos, coordenador do cemitério, a limpeza é feita diariamente por profissionais da prefeitura e terceirizados.
O coordenador também explica que a reforma do velório do cemitério Paulo IV, no Jardim Alvorada, está prevista para terminar no mês de fevereiro.
Sertãozinho possui três cemitérios, o mais antigo é o Paulo IV. Também há o Cristo Rei, que é todo feito em gramado, e o do distrito de Cruz das Posses. O horário de funcionamento é das 6h às 18 h, todos os dias.