A Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania de São Paulo realizou na sexta-feira (07),no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista, cerimônia de posse dos 32 novos membros do Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra do Estado de São Paulo.
São 22 conselheiros da sociedade civil e 10 representantes do governo indicados que irão compor o conselho e cumprirão mandato de quatro anos, exercendo funções deliberativas, normativas, fiscalizadoras e consultivas a respeito das políticas públicas para a população negra do Estado de São Paulo, estimada em mais de 12 milhões de pessoas (IBGE/2005) – cerca de 30% do total da população paulista.
O governador do estado, Geraldo Alckmin foi representado pelo chefe de gabinete da Secretaria de Justiça e da Defesa da Cidadania, Roberto Fleury. A cerimônia também contou com a presença de deputados, vereadores e prefeitos de diversas cidades do estado e de representantes da comunidade negra da região.
O presidente do Conselho Municipal da Comunidade Negra de Sertãozinho (CONE) e um dos novos conselheiros estaduais, Acácio Augusto Tobias, o Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra completou 27 anos de atividades no último dia 11 de maio, sendo o conselho mais antigo do estado. “Criado através de decreto no ano de 84, o conselho vem ao longo dos anos desenvolvendo estudos e medidas de defesa aos direitos da comunidade negra, de combate ao racismo e a inserção do negro na política, economia e cultura”, frisou Acácio.