Ana Maria Pena
A Prefeitura Municipal de Sertãozinho, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania e do Conselho Nacional de Assistência Social (CMAS), promove na sexta-feira, dia 29, a VIII Conferência Municipal de Assistência Social. O evento acontecerá no auditório da Faculdade Semar, em Sertãozinho.
O objetivo da conferência é avaliar, propor e sugerir entre os setores público, privado e entidades, as políticas públicas na área da assistência social. Trata-se de uma oportunidade de consolidação da democracia, com a participação e controle social na área da assistência.
A conferência, que acontece a cada dois anos, este ano, terá como tema central 'Consolidar o Sistema Único de Assistência Social – SUAS e valorizar seus trabalhadores'. O evento ocorre primeiramente em nível municipal, após estadual e por último, em nível federal.
Na etapa municipal, podem participar todos envolvidos na área de assistência social e pessoas interessadas nas questões relativas a essa política, como gestores da assistência social e representantes de órgãos públicos; trabalhadores da assistência social e de outras políticas que fazem interface com a assistência social; representantes de entidades de assistência social, usuários e representantes de assistência social, entre outros.
Na Conferência, todos os participantes terão voz e direito a propostas nos eixos temáticos que serão votadas em plenário e, posteriormente, enviadas à conferência Estadual e depois Nacional, podendo virar lei.
De acordo com o Conselho Municipal de Assistência Social, para definir quais propostas serão levadas às próximas conferências serão escolhidos delegados, que devem fazer parte da sociedade civil e poder público. A votação ocorrerá em reunião plenária, onde serão selecionados seis representantes responsáveis para levar as reivindicações adiante.
Para mais informações, os interessados podem entrar em contato no Conselho Municipal de Assistência Social, pelo telefone (16) 3945-36 10. Confira a programação do evento.
Programação
8h: Credenciamento
8h30: Apresentação Cultural e Café
9h: Abertura
9h15: Pronunciamento de Autoridades presentes
9h30: Leitura do Regimento Interno
9h40: Apresentação dos Avanços e Retrocessos, a partir da última Conferência, realizada em 2009, até o atual momento e ainda, apresentação dos Programas, Projetos e Benefícios Municipais, a cargo da Diretora do Dep. de Fomento à Cidadania, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania, Neusa Pereira dos Santos
10h40: Palestra sobre o Tema, com a psicóloga, Rita de Cássia Oliveira Assunção, da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência e Inclusão Social do município de Campinas, Consultora Técnica, Especialista em Violência Doméstica contra Criança e Adolescente - LACRI/USP, Psicologia Institucional – PUC/CAMP, Psicologia e Psiquiatria Forense - UNICAMP, e Psicologia Social pelo CFP.
11h40: Debate
12h: Intervalo para o Almoço
13h30: Composição dos Grupos para discussão dos Eixos Temáticos e elaboração das propostas
- Eixo I – Estratégias para a estruturação da gestão do trabalho no SUAS
- Eixo II – Reordenamento e qualificação dos serviços sócio assistenciais
- Eixo III – Fortalecimento da participação e do controle social
- Eixo IV – A centralidade do SUAS na erradicação da extrema pobreza no Brasil.
15h30: Plenária
16h: Inscrição de candidatos a Delegados, Apresentação dos candidatos, Eleição e Aclamação dos Delegados
17h: Encerramento, com a apresentação pelo CREAS, de um teatro contra violência, e café.
Serviço
Tema: Consolidar o SUAS e valorizar seus trabalhadores
Data: 29/07 (sexta-feira)
Horário: das 8h às17h
Local: Auditório da Faculdade SEMAR – rua Jordão Borghetti, 1260